28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSeixalMunicípios defendem fim das “leis perras” e rejuvenescimento dos recursos humanos

Municípios defendem fim das “leis perras” e rejuvenescimento dos recursos humanos

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) afirmou estão a preparar propostas para o Orçamento de Estado de 2018, defendendo alterações na lei e rejuvenescimento dos recursos humanos.

“Estamos a preparar propostas concretas para o Orçamento de Estado 2018. Queremos fazer propostas construtivas e reivindicativas. Existem constrangimentos na operação e trabalho quotidiano das autarquias que é dificultado por haver leis perras, adoptadas no âmbito da ‘troika’, que são obstáculos relevantes ao pleno desenvolvimento da actividade autárquica”, disse Manuel Machado.

- PUB -

O presidente da ANMP, que falou no final do Conselho Directivo descentralizado, que decorreu no concelho do Seixal, explicou que existem leis que atrasam a execução dos fundos europeus, salientando que é importante que estes “estejam no terreno”.

“Existem alguns detalhes que são obstáculos à autonomia do poder local. Não custam dinheiro e tem que ser ultrapassados”, defendeu.

Manuel Machado frisou ainda que recursos humanos das autarquias “estão envelhecidos e é preciso rejuvenescer”.

- PUB -

“Com novas atribuições são necessárias novas especializações e uma nova organização da máquina administrativa autárquica e as leis dificultam muito. É preciso ser revisto, não é apenas dinheiro que nos motiva. As leis devem ser factores de desenvolvimento e não de emperramento”, defendeu.

Sobre os diplomas sectoriais no âmbito da descentralização de competências, o responsável explicou que o processo implica a elaboração de 15 a 20 decretos, que vão ser analisados um a um.

“A descentralização faz sentido e é urgente, visando a melhoria dos serviços públicos prestados às populações e com uma clara definição de responsabilidades e atribuições. Temos participado nas negociações, mas os recursos humanos, financeiros, materiais e a agilização dos procedimentos legais são questões essenciais para todos os diplomas”, salientou.

- PUB -

Manuel Machado referiu que têm recebido diplomas à medida que vão ficando concluídos.

“Temos recebido à medida que vão ficando prontos e estão marcadas reuniões com o ministro adjunto e também tem havido trabalho com o parlamento. Ainda agora, sobre as questões do mar e da orla costeira, recebemos um vasto conjunto de diplomas. São diversificados os dossiers e vamos analisar todos com muita atenção”, salientou.

O presidente da ANMP manifestou-se também satisfeito com a saída de Portugal do “procedimento punitivo por défice excessivo”.

“Adoptámos no congresso de Troia, há cerca de três anos, uma estratégia para as autarquias portuguesas e apesar dos constrangimentos, conseguimos gerar superávide para fazer face à contrapartida necessária para a realização dos fundos do Portugal 2020, bem como para a redução da dívida e dos pagamentos em atraso. O contributo dos municípios foi muito relevante”, defendeu.

O responsável anunciou ainda a participação da ANMP na comissão de acompanhamento do projecto Portugal In.

“Vamos mandatar um representante que vai operar ao nível do Brexit e vamos integrar os trabalhos para atrair investimento estrangeiro ao nosso país de empresas ou capitais desinteressados com o Brexit”, concluiu.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -