Álvaro Beijinha diz que prémio é mais-valia “que se reflecte na economia, nomeadamente, na restauração, hotelaria e comércio local”
As praias da Costa de Santo André e Fonte do Cortiço, no concelho de Santiago do Cacém, foram distinguidas com a bandeira “Qualidade de Ouro 2023”, atribuída pela Associação Ambientalista Quercus.
A cerimónia do hastear da bandeira que decorreu no passado dia 13 de Julho na Praia da Costa de Santo André, contou com a presença de Álvaro Beijinha, presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, que considerou o galardão como muito positivo, juntando a outro adquirido há vários anos consecutivos, a bandeira azul.
“[Esta é] uma chancela de qualidade máxima da água, que dá um conforto a todos os que frequentam esta praia, e que se junta à Bandeira Azul, outro galardão que, também, há vários anos ostentamos”.
O autarca considerou ainda que as distinções dos areais santiaguenses se caracterizam como uma mais-valia “que se reflecte na economia, nomeadamente, na restauração, hotelaria e comércio local”.
Paula Nunes da Silva, presidente da Quercus, explicou durante a sessão que a atribuição do prémio é feita com base nas “análises oficiais da Agência Portuguesa do Ambiente, que durante cinco anos têm de obter a avaliação de excelente”. Considerou ainda que esta atribuição “é o culminar do trabalho realizado ao longo do ano, para manter as águas balneares com qualidade, que resulta do trabalho de diferentes entidades”.