Lagoa de Santo André abre naturalmente ao mar com chuvas intensas

Lagoa de Santo André abre naturalmente ao mar com chuvas intensas

Lagoa de Santo André abre naturalmente ao mar com chuvas intensas

Nos últimos dias, o fluxo das “ribeiras que desaguam na lagoa” tem sido elevado, devido à chuva que provocou igualmente inundações em algumas estradas do concelho

A Lagoa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, abriu ontem naturalmente ao mar devido ao elevado volume de água, resultado das chuvas intensas registadas nas últimas semanas, e à agitação marítima.

- PUB -

Nos últimos dias, o fluxo das “ribeiras que desaguam na lagoa” tem sido elevado, devido à chuva que provocou igualmente inundações em algumas estradas do concelho, e contribuiu para a abertura natural da Lagoa de Santo André, explicou à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho.

Habitualmente, a abertura da lagoa é feita, no mês de março, com a ajuda de máquinas que abrem um canal no areal até ao mar, com vista à renovação da água e das espécies piscícolas.

O autarca disse que a abertura artificial, recorrendo a máquinas, “fica para já em ‘standby’” por se desconhecer “o comportamento” do mar nos próximos dias.

- PUB -

“O mar está muito agitado e essa situação pode fechar a lagoa em pouco tempo, estando inclusive previstas ondas de muito metros para esta noite”, o que, “obviamente, é algo que tem de ser monitorizado dia a dia”, sublinhou.

Segundo o Município de Santiago do Cacém, na página oficial do Facebook, os Serviços Municipais de Proteção Civil, a Capitania do Porto de Sines e a GNR estão a acompanhar a situação e a monitorizar a evolução das condições, garantindo a segurança da população e da área envolvente.

Ainda de acordo com David Gorgulho, a lagoa “tem de estar algum tempo aberta ao mar” e, se “não fizer o seu trabalho de limpeza e renovação das águas”, poderá ser necessário fazer “novamente a abertura” e “com meios artificiais”.

- PUB -

Normalmente, a abertura da lagoa é feita, no mês de março, com a ajuda de máquinas que abrem um canal no areal até ao mar, com vista à renovação da água e das espécies.

Em 2025, a abertura da lagoa realizou-se a 28 de março e, também nessa altura, apresentava uma cota elevada de água devido às chuvas.

Os trabalhos de abertura do canal, com largura e profundidade suficientes para permitir a ligação ao mar, foram acompanhados por centenas de pessoas que permaneceram no areal até à conclusão do processo. 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não