A visita teve como objectivo a apresentação do 16.º Festival Terras Sem Sombra, que ocorre entre janeiro e julho. Em Praga, a temporada foi apresentada pela voz de Os Boinas
Álvaro Beijinha, presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, foi um dos elementos da embaixada económica e cultural do Alentejo que foi até Praga, capital da República Checa. A visita teve como mote a apresentação do 16.º Festival Terras Sem Sombra, que ocorre entre Janeiro e Julho.
Visto a República Checa ser a nação convidada, a temporada foi apresentada no Convento de Santa Inês da Boémia, a 9 de Janeiro, na já referida capital checa, pelo grupo coral Os Boinas.
Na visita, Álvaro Beijinha esteve em contacto com a vice-ministra da Cultura da República Checa, senadores, a autarca de Praga e o embaixador português no país do este europeu.
O Cante Alentejano foi a cara da apresentação nacional e do Festival Terras Sem Sombra, que vai acontecer nos concelhos de Vidigueira, Barrancos, Mértola, Arraiolos, Viana do Altentejo, Beja, Ferreira do Alentejo, Castelo de Vide, Sines, Alter do Chão, Odemira e Santiago do Cacém.
Esta última cidade recebe, a 27 de junho, na Igreja Matriz de Santiago Maior, o Smetana Trio, fundado em 1934 e que é o mais destacado ensemble camerístico da República Checa.