26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémLaboratório de Arquitectura e Património é aposta do Centro UNESCO para Santiago...

Laboratório de Arquitectura e Património é aposta do Centro UNESCO para Santiago do Cacém

Esta será a primeira iniciativa pública do organismo a desenvolver na cidade do litoral alentejano. Um conjunto de especialistas irá debruçar-se sobre os segredos da localidade

- PUB -

Santiago do Cacém vai acolher, a 13 e 14 de Janeiro, a realização do I Laboratório de Arquitectura e Património, uma experiência-piloto do Centro UNESCO em parceria com o Atelier Bugio, o município local e o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja.

Um conjunto de especialistas – arquitectos, arqueólogos, historiadores, artistas plásticos, urbanistas –, a que se juntam professores e alunos da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e do Departamento de Arquitectura da Universidade de Évora, “vai debruçar-se sobre os segredos de Santiago do Cacém, escrutinando-lhes o destino”, explica a Diocese de Beja, em nota de Imprensa enviada ao DIÁRIO DA REGIÃO.

“Passado Actual e Presente Futuro” é mote da iniciativa, que contemplará visitas, conferências, projecções de filmes e debates durante “os dois dias de trabalho no terreno, distribuídos entre uma study trip e um ‘conclave’ que terminam com um ‘plenário’, onde os convidados apresentarão as suas impressões sobre o que viram e ouviram”, explica a diocese. O objectivo passa por “trazer novos olhares que ajudem a entender o génio da arquitectura local, os seus materiais e as suas técnicas”, bem como “o futuro dos monumentos e das respectivas envolventes”, além de “o próprio rumo do urbanismo num espaço complexo, onde se cruzam correntes diversas”.

- PUB -

Entre os participantes contam-se “figuras de proa da arquitectura portuguesa actual”, como Pedro Pacheco, Pedro Matos Gameiro, João Favila Menezes e Francisco Aires Mateus.

Vários locais históricos a observar

Com o intuito de entender as relações entre arquitectura, património e urbanismo serão observados de perto: “o castelo e a igreja matriz de Santiago Maior; os edifícios da tapada do palácio Avilez; a fonte, a azenha e o aqueduto da Quinta do Rio da Figueira; o fórum, as termas e o centro interpretativo de Miróbriga – com projecto de Paula Santos; o Hotel Caminhos de Santiago (que incorpora a antiga Pousada de São Tiago), da autoria do atelier Aires Mateus; a ermida de São Pedro; e o palácio da Carreira”.

- PUB -

Os guias vão ser investigadores locais, associados ao Centro UNESCO, José António Falcão, Francisco Lobo de Vasconcellos, José Matias, Manuela de Deus, Raquel Ventura, Ricardo Pereira e Lúcia Falcão Barbosa.

A criação do Centro UNESCO para a Arquitectura e a Arte Religiosas tem sede em Santiago do Cacém, m ponto-chave no Caminho de Santiago, e visa “disseminar as boas práticas na conservação da herança cultural”, ocupando-se particularmente do património associado às três “religiões do livro”: “o Judaísmo, o Cristianismo e o Islão”.

A iniciativa, que conta ainda com os apoios da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, da União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra e da Liga dos Amigos do Sítio Arqueológico de Miróbriga, é de participação livre, mediante inscrição a remeter para [email protected].

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -