25 Fevereiro 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalArco da Ponte de Pinhal Novo recupera memórias com obra artística

Arco da Ponte de Pinhal Novo recupera memórias com obra artística

Elaboração artística da obra será enriquecida com a recolha de memórias (orais e fotográficas) sobre o Arco da Ponte de Pinhal Novo, datado dos anos 30 do século XX

 

- PUB -

O Município de Palmela pretende construir uma obra artística evocativa das memórias populares do antigo Arco da Ponte de Pinhal Novo, a partir da alvenaria de pedra original da estrutura, e vai ouvir a população para recolher ideias e memórias sobre a estrutura.

O projecto de criação do memorial, incluindo aspectos como a sua localização, vai estar em debate numa sessão pública a decorrer na Junta de Freguesia de Pinhal Novo, integrada no programa da Semana da Freguesia de Pinhal Novo, no dia 19 de Janeiro, às 21h.

A elaboração artística da obra será enriquecida com a recolha de memórias (orais e fotográficas) sobre o Arco da Ponte de Pinhal Novo, datado dos anos 30 do século XX. A ideia é que essa recolha contribua também para a historiografia local e para o espólio do Museu Municipal, segundo explica o município em nota de imprensa.

- PUB -

O trabalho do museu terá, por sua vez, continuidade com uma série de sessões do projecto de recolha fotográfica “Álbum de Família” no Pinhal Novo, programadas para os próximos meses.

O antigo Arco da Ponte, que atravessava o caminho-de-ferro em Pinhal Novo sobre a Rua de Olivença, era utilizado pelos jovens como espaço de convívio. O viaduto foi desmantelado em 2002, a pretexto das obras de modernização da linha férrea levadas a cabo pela REFER.

Hoje, o município pretende afirmá-lo como um “ponto de diálogo entre o passado e o presente”. A população é convidada a contribuir para o projecto com o envio de imagens digitalizadas do Arco da Ponte e/ou depoimentos com as suas memórias para o e-mail [email protected].

André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local

Suspeito de morte de menino em Setúbal será tio da criança

Homem está identificado pelas autoridades e colocou-se em fuga. Disparo de caçadeira terá sido feito para assustar rival
- PUB -