23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
PS quer resgate parcial do contrato com DataRede e redução expressiva de lugares pagos

PS quer resgate parcial do contrato com DataRede e redução expressiva de lugares pagos

PS quer resgate parcial do contrato com DataRede e redução expressiva de lugares pagos

Vereadores socialistas pedem também criação de bilhete diário e redução de preços no estacionamento tarifado

 

Os vereadores do Partido Socialista (PS) querem fazer um resgate parcial do contrato com a DataRede, terminar com quase dois mil lugares de estacionamento pago em Setúbal e reduzir os preços aplicados. Após cerca de três anos de execução do acordo entre a Câmara Municipal de Setúbal e a empresa concessionária do estacionamento na cidade, os vereadores socialistas entendem que se verificam motivações suficientes que justificam ajustamentos ao contrato e querem saber quais as implicações financeiras e jurídicas de um resgate parcial da concessão.

- PUB -

Neste sentido, os eleitos vão levar à reunião de câmara desta quarta-feira uma proposta que inclui várias alterações ao que actualmente está a ser feito pela empresa ‘dona’ do estacionamento em Setúbal, onde se inclui a extinção de 1782 lugares. Desta forma, os eleitos vão propor ao executivo CDU e à bancada do Partido Social Democrata a criação de um bilhete diário em alguns lugares tarifados na Avenida Luísa Todi, o desenvolvimento de bolsas de estacionamento para residentes e o aumento do tempo máximo de permanência em 50%, através da diminuição dos preços do estacionamento.

Na proposta a que O SETUBALENSE teve acesso, os socialistas consideram necessário que o município avalie as implicações financeiras e jurídicas de um resgate parcial da concessão, em função da “necessária e objectiva” reponderação das “circunstâncias e objectivos” invocados no contrato, tendo em conta o interesse público para a autarquia.

O Partido Socialista propõe a extinção total das zonas de estacionamento pago em dois locais. Primeiramente na Zona de Estacionamento de Duração Limitada (ZEDL) 12 / Arcos, o que levaria a uma redução de 519 lugares pagos. Esta zona está delimitada a norte pela Rua Major Magalhães Mexia, a Sul pela Avenida 22 de Dezembro, a nascente pela Avenida Dr. António Rodrigues Manito, e a poente pela Rua dos Arcos.

- PUB -

Esta proposta também se aplica à ZEDL 13 / Liceu, garantindo uma redução de 913 lugares pagos. A zona é delimitada a norte pela Rua Cidade De Beauvais e Rua de S. Joaquim, a Sul pela Avenida da Europa, a nascente pela Praceta Quinta do Paraíso, Rua de Goa, Praceta Ilha da Madeira, Rua de Benguela e Rua Tenente Aviador Carlos Alves, e a poente pela Praceta Dr. Joaquim Ferreira de Sousa, R. Francisco Sá Carneiro e Rua Tenente Jean Raymond.

A proposta apresentada pelos socialistas indica, no segundo ponto, a extinção parcial do estacionamento tarifado na ZEDL 11 / Vitória, terminando com todo o espaço concessionado a poente da Avenida Dr. António Rodrigues Manito, levando a uma redução estimada em cerca de 350 lugares.

Neste documento, os vereadores do PS propõem também a implementação do bilhete diário nos lugares de estacionamento tarifado que estejam compreendidos na Avenida Luísa Todi, em toda a extensão a poente do cruzamento com a Praça Marquês de Pombal, que está incluído na ZEDL 2 / Livramento.

- PUB -

É ainda proposto pelos socialistas a criação de bolsas de estacionamento exclusivas para residentes, sendo que seriam integrados pelo menos 10% dos lugares de estacionamento tarifado em algumas zonas. Seriam elas a ZEDL 5 / Aranguez, ZEDL 6 / Quebedo, ZEDL 7 / Europa, ZEDL 8 / Praça de Touros, ZEDL 9 / Hospital e a ZEDL 14 / Combatentes.

Com a apresentação destas medidas, os eleitos recomendam que a Câmara Municipal de Setúbal promova a alteração do Regulamento Municipal de Estacionamento Público Tarifado e de Duração Limitada no Concelho de Setúbal, adequando-o às alterações identificadas no documento e aumentando em 50% o tempo máximo de permanência, ou seja, em alguns lugares aumentar o alargamento do período, através da diminuição dos preços praticados pela empresa concessionário do estacionamento na cidade do Sado.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -