20 Maio 2024, Segunda-feira

- PUB -
Procuradora-geral da República e secretária de Estado no Fórum Abrigo

Procuradora-geral da República e secretária de Estado no Fórum Abrigo

Procuradora-geral da República e secretária de Estado no Fórum Abrigo

Lucília Gago intervém na abertura e Clara Marques Mendes na sessão de encerramento. Cinema Teatro acolhe evento

 

A Procuradora-geral da República, Lucília Gago, e a secretária de Estado da Acção Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, vão participar na 7.ª edição do Fórum Abrigo, que vai ter lugar no Cinema Teatro Joaquim d´Almeida, em Montijo, no próximo dia 16.

- PUB -

Subordinado ao tema “Olhar as famílias, Olhar as crianças”, o evento de carácter bienal vai contar com Lucília Gago na sessão de abertura, que está agendada para as 9h30 e que tem também programadas intervenções de Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, e Jacinto Pereira, presidente da direcção da Associação de Apoio à Criança “Abrigo”.

Já Clara Marques Mendes integra o conjunto dos oradores que vão participar na sessão de encerramento, a partir das 17h15, e que engloba ainda Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal de Alcochete, João Massano, presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados, Idália Serrão, administradora da Fundação Montepio, e João Castilho, presidente da Assembleia Geral da Abrigo. A apresentação das conclusões vai estar a cargo de Ana Marques, magistrada do Ministério Público.

A iniciativa vai contemplar dois painéis de reflexão – um matinal e outro vespertino –, seguidos de debate.

- PUB -

O primeiro, centrado na temática “Reflexões sobre o Mundo, as famílias e as crianças”, vai contar com as participações de Daniel Sampaio, psiquiatra e escritor, e Paulo Guerra, juiz desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra. Sampaio vai falar sobre “vinculação e parentalidade nos tempos de hoje” e Guerra tem preparada uma dissertação intitulada “Era uma vez… crescer em Justiça”. No final das intervenções tem lugar um debate moderado pelo jornalista Carlos Andrade.

“Viagem pelos afectos em acolhimento familiar: suas potencialidades” é a temática a que o segundo painel vai subordinar-se. Vão intervir Eunice Magalhães, investigadora auxiliar e docente no ISCTE, Núria Fuentes- Peláez, da Universidade de Barcelona, Laura Garcia Alba, da Universidade de Oviedo, e Vânia Pinto, docente na Universidade de Leed Trinity. Segue-se novo debate, com Vânia Pinto a assegurar a moderação.

A Abrigo é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que tem como objectivo principal a criação e manutenção de uma casa de acolhimento residencial para crianças em risco.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -