Com a conquista de 24 medalhas, o município de Palmela foi o mais premiado na edição de estreia do Concurso “Cidades do Vinho” 2021. A Casa Ermelinda Freitas, de Fernando Pó, foi o produtor que arrecadou mais distinções – 12 medalhas de ouro e seis de prata – no evento realizado, de 6 a 9 de Maio, em Lagoa, Algarve.
Segundo a Câmara Municipal de Palmela, o evento contou com “550 vinhos de Portugal continental e ilhas” em competição “e, no total, foram atribuídas 160 medalhas – 12 de grande ouro, 90 de ouro e 58 de prata”. A inscrição, adianta a autarquia, “foi válida também para o Concurso Europeu ‘Cidades do Vinho’”, que decorreu “em Castelvetro di Modena, Itália, de 20 a 23 deste mês” com a participação “da grande maioria dos vinhos” que integraram a primeira edição do concurso português.
O certame disputado no Algarve foi organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho e pela Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, com o Alto Patrocínio da Presidência da República e o apoio do Ministério da Agricultura.