A Câmara Municipal de Palmela associou-se à campanha nacional de prevenção e combate da violência doméstica #Eu Sobrevivi.
A campanha, lembra o município, foi “lançada em Novembro” último, “para assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres”, e continua a estar “na ordem do dia face aos desafios impostos pelo confinamento geral e pela covid-19″.
A autarquia sublinha que “a violência contra as mulheres e a violência doméstica é crime público e uma responsabilidade colectiva” e recorda os contactos para denunciar estes tipos de casos: ligar o 800 202 148 ou enviar SMS para o 3060.
O município faz notar que esta campanha – dinamizada pela Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade e pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género – “reforça a vigilância contra a violência doméstica, conta com a colaboração de diversas entidades, transmite informação útil sobre os serviços de apoio existentes e possui uma estratégia de capacitação das vítimas, indicando serviços e mobilizando para uma acção colectiva de apoio”.
Durante a primeira vaga da pandemia, de acordo com a Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, “registaram-se 25 mil atendimentos” e “desde Setembro do ano passado” já havia registo de “12.500” contactos.