O Palmela Wine Jazz acontece este fim de semana no Parque Venâncio Ribeiro da Costa, com concertos de jazz e eventos dedicados ao vinho
Este fim de semana realiza-se a edição deste ano do Palmela Wine Jazz, evento que decorre no Parque Venâncio Ribeiro da Costa, junto ao Castelo de Palmela. Além de concertos de jazz, o evento inclui diversas atividades relacionadas com o vinho.
A programação começa na sexta-feira, às 21h30, com um concerto de Iiolanda, acompanhada por músicos como Bernardo Moreira (contrabaixo), Luiz Avelar (piano) e João Moreira (trompete).
Com mais de 25 anos de carreira, Iiolanda já participou em vários festivais de jazz ao redor do mundo e foi nomeada na categoria de Melhor Artista Revelação nos Cabo Verde Music Awards, com o seu álbum de estreia “Kriola EnKantu”. Em Palmela, apresentará o seu novo disco, “Essência”.
No sábado, o cartaz é de luxo, com Maria João & Carlos Bica Quarteto, dois dos maiores nomes do jazz em Portugal. A parceria musical entre os dois remonta a álbuns como “Conversas” (1986) e “Sol” (1991). Após seguirem carreiras internacionais de sucesso, voltam a reunir-se para apresentar o álbum “Close to You”, que será o tema central do concerto, também às 21h30.
No domingo, último dia do Palmela Wine Jazz, o programa é duplo. Às 19 horas, sobe ao palco o Eugénia Contente Trio, composto pela guitarrista açoriana Eugénia Contente, Gabriel Salles Silva no baixo e Luís Delgado na bateria. Com 32 anos e tocando guitarra desde os 9, Eugénia combina influências que vão do jazz ao funk e rock, inspirando-se em nomes como Nile Rodgers e Jeff Beck.
Duas horas e meia mais tarde, às 21h30, será a vez de Anna Lundqvist, cantora e compositora sueca a viver em Portugal, subir ao palco com o seu projeto Anna Lundqvist Lisboa Cinco. A banda inclui Daniel Bernardes (piano), André Carvalho (contrabaixo), Desidério Lázaro (saxofone) e Bruno Pedroso (bateria).
O evento, com entrada gratuita, é organizado pela Câmara Municipal de Palmela e pela Rota de Vinhos da Península de Setúbal, com o apoio da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e do programa “Mecenas de Palmela”.
António Ramos
Opinião Musical