O engenheiro, o professor catedrático e o atleta de natação adaptada são as três personalidades que estão à votação do público para receber o galardão a 22 de Março
O engenheiro Carlos Taleço, o professor catedrático Francisco Cordeiro de Araújo e o atleta de natação adaptada João Cruz são os nomeados para a Figura do Ano do concelho de Palmela, naquela que será a 2.ª edição dos prémios Golfinhos d’Ouro, evento organizado pelo jornal O SETUBALENSE e pela Rádio PopularFM.
Um dos três vai receber um Golfinho d’Ouro, já no próximo dia 22 de Março, na gala que vai decorrer às 21h30 no Edifício dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal. Até lá as personalidades que têm berço na vila palmelense, ou que se destacaram no ano de 2024 por algum acontecimento importante, vão estar à votação no site da gala (https://golfinhosdeouro.systeme. io/votacoes).
Os interessados em estar presentes no evento, onde vão ser atribuídas as estatuetas, e que vai contar com muito glamour, podem inscrever-se no site do evento (https://golfinhosdeouro.systeme.io/) – onde constam também todas as informações sobre o evento, todos os nomeados de todas as categorias, e a respectiva votação.
Em cada um dos 13 concelhos do distrito de Setúbal, mais o de Odemira, são propostas a votação para nomeação a Figura do Ano três pessoas, num total de 42 nomes. A estas personalidades locais, acrescem outras 18 de âmbito regional divididas por seis categorias: Figura do Ano da Região, Figuras de Sociedade, Economia, Cultura, Desporto e Política. Ao todo, são 60 os nomes propostos para nomeação. No concelho de Palmela, os nomes propostos à votação do público para escolher uma delas como Figura do Ano são:
Carlos Taleço
Engenheiro, fundador e presidente da Fundação COI, a mais pujante IPSS do concelho de Palmela e a maior do distrito cimentou, em 2024, as obras de construção de duas novas unidades da instituição. Um lar e uma habitação colaborativa na Quinta do Anjo.
Francisco Cordeiro de Araújo
Jovem pinhalnovense, de 27 anos, criou o projecto ‘Os 230’, de literacia democrática e política. Em poucos anos, deu-lhe amplitude e criou a Assembleia de Cidadãos (230) que lhe valeu, em 2024, o prémio Tágides, da Associação All 4 Integritiy.
João Cruz
Atleta de natação adaptada da Palmela Desporto, terminou a época de 2024 com quatro títulos de Campeão Nacional Sénior e três recordes nacionais. Foi ainda agraciado com a Medalha Municipal de Mérito Grau Prata, depois do bronze que recebeu em 2019.