Mostra apresenta dados sobre “imponente celeiro comunitário”, cuja construção remonta aos séculos XII/XIII
“À Sombra do Castelo: Urbanismo Medieval e Moderno na Rua de Nenhures” intitula a exposição que se encontra patente ao público no Espaço Cidadão, em Palmela, até Setembro do próximo ano.
A mostra, lembra a Câmara Municipal, apresenta “os dados obtidos nas escavações arqueológicas realizadas na Rua de Nenhures, na vila de Palmela, em 1988 e em 2003”, que permitiram “identificar um imponente celeiro comunitário, constituído por 30 silos escavados no afloramento rochoso, cuja construção recua aos séculos XII/XIII”.
De acordo com o município, os trabalhos realizados deram a conhecer um dos sítios arqueológicos “mais importantes para a compreensão do período medieval islâmico e cristão, mas também do período moderno no concelho de Palmela, dando um contributo determinante para o estudo da evolução da vila fora das muralhas do castelo”.
O Espaço Cidadão acolheu a inauguração na última sexta-feira, 20, “no âmbito das Jornadas Europeias do Património e em simultâneo com o grupo de trabalho do Fórum Inter Museus do Distrito de Setúbal, coordenado pela Associação de Municípios da Região de Setúbal”, salienta a edilidade. A iniciativa foi dinamizada com “o objectivo de desenvolver o projecto ‘Rede de Património Cultural da Região de Setúbal’, trabalho que está em curso”, adianta o município de Palmela.
A mostra vem assim dar “continuidade” à organização por parte da autarquia de “exposições temporárias”, subordinadas “à temática do património cultural do concelho”.
As entradas para apreciar a exposição “À Sombra do Castelo: Urbanismo Medieval e Moderno na Rua de Nenhures” são gratuitas. A mostra pode também ser visitada “on-line”, através do site do município: www.cm-palmela.pt.