1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaMostra de Vinhos em Fernando Pó promete surpreender com mais pavilhões e...

Mostra de Vinhos em Fernando Pó promete surpreender com mais pavilhões e seis tasquinhas

Mercadinhos e três palcos para animação permanente completam as novidades. Organização espera maior afluência de sempre

A 27.ª Mostra de Vinhos de Fernando Pó, a ter lugar de 3 a 5 de Maio, vai trazer muitas novidades em relação a edições anteriores. Desde logo 12 pavilhões (mais dois do que em 2023) e os dois habituais restaurantes dão lugar a seis tasquinhas para um serviço de restauração mais prático e mais rápido. Os mercadinhos, ou barraquinhas, e três palcos para garantir uma animação permanente formam o conjunto de novidades que traduzem a tendência de crescimento que o evento tem revelado ano após ano. Com lugar cativo continua o concurso de vinhos, que vai ter 21 tintos e 16 brancos sujeitos a uma prova cega com o público a ser soberano na votação final.

- PUB -

As novidades foram anunciadas por Andreia Brás, membro da comissão organizadora, durante a apresentação do certame que decorreu na Casa Mãe da Rota dos Vinhos, na passada sexta-feira, em Palmela. Foi ainda revelado que a mostra deste ano tem um orçamento de 22 mil euros,

Andreia Brás mostrou-se confiante e acredita numa edição sem paralelo até à data. “Em função do trabalho de preparação feito e com a ajuda dos nossos vitivinicultores, podemos chegar aos 10 mil visitantes (oito mil é o recorde) para saborearem o que aqui se faz de melhor”, admitiu.

A oferta é vasta e diversificada, com vinhos, queijos, doçaria, compotas, artesanato, azulejos, jardinagem ou bijuteria. E Cecilia Sousa, presidente da Junta da União das Freguesias de Poceirão e Marateca, espera que esta seja mais uma oportunidade para mostrar “o sucesso da aldeia vinhateira de Fernando Pó”.

- PUB -

Já Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, considerou que este território “merece a cada ano ser descoberto por mais pessoas”. Esta terra, realçou, “consegue extrair vinhos de excelência que competem com os melhores a nível mundial”. O autarca elogiou o percurso que o evento tem feito ao longo dos anos e que tem “contribuído para que Fernando Pó não seja apenas um local de passagem”, até porque “é já uma referência na região pela sua genuinidade e pela generosidade das suas gentes”.

A inauguração do certame está agendada para as 18 horas de sexta-feira, com um momento musical a cargo das jovens cantoras Marisa Ramos e Carolina Roque. A música continua noite dentro com a Banda Hotel Albarquel e baile com João Tendeiro e Ricardo Pelixo.

No sábado a animação vai ser uma constante, com jazz, dança do ventre e a actuação do Rancho Folclórico e Regional de Fernando Pó, entre outras atracções. Destaque ainda para a entrega de prémios da 27.ª Mostra de Vinhos Tintos.

- PUB -

O último dia fica marcado pelo momento “Era Uma Vez o Cante” e pela entrega de prémios aos produtores dos vinhos escolhidos pelo público.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -