27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmela'Especialistas' e autarcas de todo o País vêm ao Cine-Teatro S. João...

‘Especialistas’ e autarcas de todo o País vêm ao Cine-Teatro S. João debater a protecção civil do País

Evento promovido pelo Centro de Estudos e Intervenção em Protecção Civil envolve alunos de Palmela na organização

 

- PUB -

Académicos, investigadores, autarcas, técnicos, bombeiros e estudantes vão participar na 1.ª Conferência Nacional sobre Políticas Públicas de Protecção Civil, a ter lugar nos dias 16 e 17 de Abril no Cine-Teatro S. João. Palmela marcará, assim, o arranque de um ciclo de quatro conferências organizadas pelo Centro de Estudos e Intervenção em Protecção Civil (CEIPC).

Debater e avaliar a protecção civil em Portugal, bem como delinear linhas gerais de propostas para a evolução deste sistema de segurança até 2030, é o objectivo do CEIPC, que convidou para a organização desta primeira acção os alunos finalistas do curso técnico-profissional de protecção civil da Secundária de Palmela.

O professor André Monteiro, um dos responsáveis pelo curso na escola palmelense, revela que para hoje está agendada um reunião preparatória com Duarte Caldeira, presidente do conselho directivo do CEIPC, para acertar detalhes sobre a iniciativa com os alunos e explica como surgiu a hipótese de o evento se realizar em Palmela.

- PUB -

“Cada vez mais há uma tentativa de envolvimento das escolas, de sensibilização dos alunos com mudanças de comportamentos, e é por aí que aparecemos, até porque somos um curso de protecção civil. Convidaram-nos para participar na organização, em que os sete alunos sobre os quais tenho responsabilidades estão envolvidos directamente, três dos quais vão ser oradores no dia 17”, disse o docente. O evento, adiantou, contará ainda com a colaboração “dos alunos do curso de turismo, que assumem a responsabilidade da parte administrativa” durante os dois dias da iniciativa.

Em debate vão estar “sete temáticas, com moderadores e oradores de norte a sul do País, incluindo ilhas”, e as expectativas de afluência de público são elevadas, conforme faz questão de vincar André Monteiro. “Estamos a falar de um evento à escala nacional, que dá o pontapé de saída em Palmela e que depois terá continuidade. A iniciativa é gratuita e já temos bastantes inscrições. Acreditamos que podemos contar com a presença de um número grande de pessoas, face às sete temáticas que serão abrangidas.”

Jorge Bacelar Gouveia, presidente do Instituto de Direito e Segurança e docente na Nova de Lisboa e na Universidade Lusófona, abre o evento, cujo programa do primeiro dia engloba quatro painéis dedicados, respectivamente, aos seguintes temas: “Governança e políticas públicas de protecção civil”; “Sistema de protecção civil – o estado da arte”; “Determinantes do Poder Local no sistema de protecção civil”; e “Serviços municipais de protecção civil: missão e evolução”.

- PUB -

Os presidentes de câmara Álvaro Amaro (Palmela), Hélder Silva (Mafra) e Mário de Sousa Passos (Vila Nova de Famalicão) são os oradores do 3.º painel, que conta ainda com Ana Oliveira, directora do Gabiente de Inteligência Territorial da Câmara de Oeiras.

Do segundo dia destaca-se o 5.º painel, moderado por Nuno Maia, director-geral da AISET, que vai permitir debater o tema “Cidadãos: participação e acção para uma cultura de risco” e que terá entre os oradores os alunos de Palmela, Iara Silva, Gonçalo Bravo e Rafael Fidalgo.

O evento conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e o apoio da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, entre outros.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -