25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaMercado Caramelo chama por todos para dar a conhecer tradições à antiga...

Mercado Caramelo chama por todos para dar a conhecer tradições à antiga portuguesa

O melhor da gastronomia regional, com a sopa caramela em destaque, e muita animação prometem um fim-de-semana em grande na vila

Oficinas de pão, de barro, ordenha manual, teatro, dança e jogos são algumas das muitas propostas que constam no programa da 8.ª edição do Mercado Caramelo, que arranca nesta sexta-feira e se estende até ao próximo domingo na vila de Pinhal Novo.

- PUB -

A melhor gastronomia regional e muita animação estão garantidas num certame que tem como objectivo a recriação de “um mercado tradicional à antiga portuguesa” naquela freguesia, faz notar a Câmara Municipal de Palmela.

O município destaca “a participação das diversas entidades e associações locais” no evento que “este ano integra uma exposição em homenagem a Rui Ferrador”. A mostra vai dar a conhecer o espólio do (falecido) ferrador mais antigo de Pinhal Novo.

Rainha do certame é a sopa caramela. Esta proposta gastronómica “assume um papel de destaque, levando milhares de visitantes a deslocarem-se à vila de Pinhal Novo para degustarem esta genuína iguaria regional”, salienta autarquia.

- PUB -

A inauguração está marcada para as 18 horas de sexta-feira, junto ao coreto, seguindo-se a realização de baile com Hélder Pereira no mesmo local.

No sábado, 13, há arruada com os Gaiteiros dos Círios da Carregueira e dos Olhos de Água (9h30), que antecede a abertura do mercado (10 horas). À tarde (16 horas) tem lugar “A Mais Louca Corrida Caramela de Carrinhos de Rolamentos”. Uma demonstração de ferragem de cavalos (16h30), no coreto, e a homenagem póstuma (17h30) a Rui Ferrador antecedem um “casamento caramelo” junto à igreja. E à noite há baile com Hélio Esteves, no coreto.

Uma “caça aos gambozinos” marca a continuidade do evento logo pela manhã de domingo (10 horas), dia em que se destaca também a benção de animais frente à igreja (12h30). Um baile com Sara Pessoa, no coreto, encerra o Mercado Caramelo que conta, durante os três dias, com mais actividades incluídas num denominado “Mercadito Caramelo” e também na “Casa Caramela” e no museu “A Estação”.

- PUB -

Organizado pela Confraria da Sopa Caramela e pela Junta de Freguesia de Pinhal Novo, o Mercado Caramelo “alia a dinamização do comércio local à promoção turística da região e já alcançou uma grande projecção a nível nacional”, sublinha o município. Até porque, além da visibilidade que carrega, o certame foi promovido “na Mostra da Laranja de Silves, na Bolsa de Turismo de Lisboa e no evento Enogastronómico em Montalegre”, lembra a Câmara Municipal a concluir.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -