6 Junho 2023, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaMercado Caramelo chama por todos para dar a conhecer tradições à antiga...

Mercado Caramelo chama por todos para dar a conhecer tradições à antiga portuguesa

O melhor da gastronomia regional, com a sopa caramela em destaque, e muita animação prometem um fim-de-semana em grande na vila

Oficinas de pão, de barro, ordenha manual, teatro, dança e jogos são algumas das muitas propostas que constam no programa da 8.ª edição do Mercado Caramelo, que arranca nesta sexta-feira e se estende até ao próximo domingo na vila de Pinhal Novo.

- PUB -

A melhor gastronomia regional e muita animação estão garantidas num certame que tem como objectivo a recriação de “um mercado tradicional à antiga portuguesa” naquela freguesia, faz notar a Câmara Municipal de Palmela.

O município destaca “a participação das diversas entidades e associações locais” no evento que “este ano integra uma exposição em homenagem a Rui Ferrador”. A mostra vai dar a conhecer o espólio do (falecido) ferrador mais antigo de Pinhal Novo.

Rainha do certame é a sopa caramela. Esta proposta gastronómica “assume um papel de destaque, levando milhares de visitantes a deslocarem-se à vila de Pinhal Novo para degustarem esta genuína iguaria regional”, salienta autarquia.

- PUB -

A inauguração está marcada para as 18 horas de sexta-feira, junto ao coreto, seguindo-se a realização de baile com Hélder Pereira no mesmo local.

No sábado, 13, há arruada com os Gaiteiros dos Círios da Carregueira e dos Olhos de Água (9h30), que antecede a abertura do mercado (10 horas). À tarde (16 horas) tem lugar “A Mais Louca Corrida Caramela de Carrinhos de Rolamentos”. Uma demonstração de ferragem de cavalos (16h30), no coreto, e a homenagem póstuma (17h30) a Rui Ferrador antecedem um “casamento caramelo” junto à igreja. E à noite há baile com Hélio Esteves, no coreto.

Uma “caça aos gambozinos” marca a continuidade do evento logo pela manhã de domingo (10 horas), dia em que se destaca também a benção de animais frente à igreja (12h30). Um baile com Sara Pessoa, no coreto, encerra o Mercado Caramelo que conta, durante os três dias, com mais actividades incluídas num denominado “Mercadito Caramelo” e também na “Casa Caramela” e no museu “A Estação”.

- PUB -

Organizado pela Confraria da Sopa Caramela e pela Junta de Freguesia de Pinhal Novo, o Mercado Caramelo “alia a dinamização do comércio local à promoção turística da região e já alcançou uma grande projecção a nível nacional”, sublinha o município. Até porque, além da visibilidade que carrega, o certame foi promovido “na Mostra da Laranja de Silves, na Bolsa de Turismo de Lisboa e no evento Enogastronómico em Montalegre”, lembra a Câmara Municipal a concluir.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Festas de Corroios imparáveis de 18 a 27 de Agosto em três palcos

Do rock ao pop, passando pela canção de Coimbra e música africana, as festas esperam por mais de 1 milhão de visitantes

Novo 10 reabre portas apesar de polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Caso conhece novos avanços a 2 de Junho, data em que arranca o julgamento

Mulher de 29 anos morre em despiste de motociclo em Palmela

Vítima foi transportada para o Centro Hospitalar Barreiro Montijo onde o óbito foi declarado
- PUB -