25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPalmela aposta em fórum estratégico para dinamizar economia no concelho

Palmela aposta em fórum estratégico para dinamizar economia no concelho

Segunda edição vai decorrer no final de Outubro na Biblioteca Municipal e engloba visitas a duas empresas. Inscrições estão abertas

É gratuito, destina-se a empresas, investidores, investigadores, técnicos, empreendedores, associações e público em geral e visa dinamizar a economia no território. Trata-se do Fórum Económico de Palmela, este ano subordinado ao tema “Desenvolvimento Económico num Mundo em Mudança – Empreendedorismo, Criatividade e Capacitação”. Esta 2.ª edição da iniciativa – que foi lançada em 2020 em formato webinar – vai realizar-se nos dias 27 e 28 de Outubro próximo, na Biblioteca Municipal de Palmela.

- PUB -

“No primeiro dia, o programa contará com a participação de diversos intervenientes, que vão abordar temáticas relacionadas com empreendedorismo, criatividade, capacitação e inovação, enquanto que a manhã do segundo dia será dedicada a visitas a duas empresas de diferentes áreas de actuação: a Imeguisa e a Palmanhac”, revela a Câmara Municipal de Palmela, que indica o conjunto de metas a que aponta com a organização do evento.

“Promover o fortalecimento económico, através do desenvolvimento de medidas e acções que apoiem a criação de um ecossistema empreendedor; envolver ‘stakeholders’ com intervenção no território; valorizar o tecido económico; fomentar a fixação de talento e a criação de emprego qualificado, a par da captação de investimento são os objectivos estratégicos do Fórum Económico de Palmela.” A autarquia adianta que, através da iniciativa, pretende ainda “partilhar boas práticas, criar sinergias entre participantes, divulgar as vantagens do trabalho em rede, incentivar a criação de ecossistemas empreendedores e fomentar o ‘upskilling’ e o ‘benchmarking’”.

Temáticas e participantes

- PUB -

A sessão de abertura, pelas 9h00, estará a cargo de Álvaro Amaro, presidente da autarquia, e Nuno Gonçalves, vogal do Conselho de Administração do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI). Depois será apresentado o tema “Inovação e Criatividade” com José Vale, do IAPMEI, e Rita Sampaio, da Fábrica Moderna. Carla Sousa Santos, da Human Power Hub Braga, e Ana Cristina Rodrigues, da ANHE LVT, vão falar sobre “A Criação de um Ecossistema Empreendedor” e, de seguida, será abordado o tema “Redes de Colaboração” por Alcino Pascoal, da Madan Parque de Ciência, e Paulo Caldas, da AIP Rede EEN. O programa da manhã termina com um debate com Bruno Costa, da Humus Farm.

À tarde, José Luís, do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), e Hilário Matos, da Câmara de Palmela, debruçam-se sobre a temática “Empreendedorismo e Empregabilidade Jovem”.

“Capacidade Empreendedora: Experiências e Boas Práticas” será depois o tema a aflorar, com as participações de Frederico Nunes, da DNA Cascais, e Luísa Carvalho, da Unidade de Apoio à Inovação, I&D e Empreendedorismo do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), seguindo-se novo debate com Jorge Bastos, da Associação Tempos Brilhantes. A sessão de encerramento do primeiro dia do fórum será feita por Luís Miguel Calha, vereador na Câmara de Palmela. O evento fica concluído no dia seguinte com a visita, durante a manhã, às empresas Imeguisa e Palmanhac.

- PUB -

O fórum é desenvolvido em parceria com o IAPMEI, a Associação Industrial Portuguesa/Câmara de Comércio e Indústria, a Madan Parque de Ciência, o IPS, a Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal e o IEFP. Os interessados podem inscrever-se em https://forms.office.com/r/F9R8526Y9y.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -