1 Julho 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPalmela pisca o olho a África do Sul com agenda económica debaixo...

Palmela pisca o olho a África do Sul com agenda económica debaixo do braço

Álvaro Amaro mostrou a Mmamokwena Gaoretelelwe, embaixadora sul-africana em Portugal, as potencialidades do concelho

 

- PUB -

Está agora mais aberta a porta para o estabelecimento de parcerias, com oportunidades de negócio e intercâmbio debaixo de olho, entre Palmela e municípios sul-africanos. Este foi o resultado de uma visita da embaixadora da África do Sul em Portugal, Mmamokwena Gaoretelelwe, ao concelho palmelense na passada quinta-feira, a convite da Câmara Municipal presidida por Álvaro Balseiro Amaro.

A diplomata fez-se acompanhar por dois conselheiros da embaixada na deslocação a Palmela, que teve por objectivo “o estreitamento de laços institucionais e de amizade e o aprofundamento de relações de parceria, que podem vir a envolver, igualmente, municípios sul-africanos”, revelou a autarquia, em nota de Imprensa.

Em jeito de balanço, o município palmelense adiantou que o encontro “foi considerado um sucesso por ambas as entidades e precursor de iniciativas futuras, mais específicas e dirigidas, por exemplo, a agentes económicos, artísticos e culturais, para identificação de oportunidades de negócio e intercâmbio”.

- PUB -

A comitiva começou por visitar a Casa-Mãe da Rota de Vinhos, no centro da vila de Palmela, onde foram dados a conhecer “alguns dos produtos endógenos” locais. E este foi um sector a merecer particular destaque, conforme a edilidade deixou implícito. “Sendo a África do Sul um importante mercado produtor de vinhos, o intercâmbio de experiências e projectos na área da vitivinicultura e enoturismo é, desde logo, um forte ponto de encontro entre os dois territórios”. De resto, foi ainda por este mesmo sector que a visita terminou, com uma deslocação à Casa Ermelinda Freitas. “Leonor e Joana Freitas encantaram a comitiva sul-africana com a diversidade e qualidade dos seus vinhos, a beleza das adegas e dos imensos ‘jardins de vinhas’, e o percurso de crescimento e afirmação desta casa agrícola, liderada por mulheres há cinco gerações”, divulgou a edilidade.

Empresas visitadas

De permeio, o Castelo de Palmela e a paisagem da Arrábida foram outros dos locais que integraram o roteiro da delegação de diplomatas e autarcas. E seguiram-se deslocações a algumas das empresas, de outros segmentos de mercado, instaladas no concelho.

- PUB -

Na Introsys, em Vila Amélia, Quinta do Anjo, a comitiva pôde inteirar-se sobre a área da tecnologia e inovação. “Especializada em automação industrial, através de desenho de software de controlo global – o ‘cérebro’ dos robots e braços armados industriais, entre outros – com soluções à medida e especial vocação para a indústria automóvel, a Introsys desenvolve, também, sistemas inovadores de inspecção de qualidade, que garantem a integridade dos equipamentos testados”, lembra o município na mesma nota, sobre a empresa que actualmente “está a programar os robots da Gigafactory da Tesla, no Texas (Estados Unidos da América)”.

A delegação visitou também a OroAgri, em Biscaia (Palmela), empresa “recentemente implantada no concelho, mas que já soma 21 anos de experiência”, tendo sido criada precisamente na África do Sul. “A OroAgri desenvolve produtos sustentáveis para a actividade agrícola, à base de óleo de laranja, e acabou de receber o prémio de ‘Melhor Produto Biofungicida’ nos The World BioProtection Awards 2022.”

Palmela já tem relações internacionais de geminação e cooperação com Espanha, Itália, Cabo Verde e Cuba.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Carreiras da Carris Metropolitana iniciam novos circuitos a partir desta sexta-feira em Palmela, Setúbal, Alcochete, Moita e Montijo

Álvaro Amaro diz que a operadora vai agora cumprir os percursos que ainda não estão a ser efectuados

Programa Festas Populares São Pedro Montijo 2022

Consulte o programa na íntegra das Festas Populares de São Pedro, que arrancam na terça-feira (28 de Junho)
- PUB -