26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaLivro que homenageia presas políticas é apresentado dia 12 no Pinhal Novo

Livro que homenageia presas políticas é apresentado dia 12 no Pinhal Novo

Obra da União de Resistentes Antifascistas Portugueses “aborda as lutas sociais em que as mulheres participaram”

 

- PUB -

A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) prepara-se para apresentar no Auditório Municipal de Pinhal Novo, no próximo dia 12, em parceria com a Câmara Municipal de Palmela, a sua mais recente obra, publicada em homenagem “às mulheres que estiveram presas por motivos políticos durante o fascismo”.

A sessão de apresentação do livro “Elas estiveram nas prisões do fascismo”, realizada “com o apoio do Museu do Aljube”, tem início marcado para as 15h30.

A publicação, da autoria da URAP, “conta a história de várias mulheres que estiveram presas por motivos políticos durante o fascismo”, explica a autarquia em comunicado. Pretende, assim, homenagear “as 1 755 mulheres presas nesse período e cujo nome constam no Registo Geral de Presos dos ficheiros da PIDE e do Cadastro da Torre do Tombo”.

- PUB -

“Elas estiveram nas prisões do fascismo” “aborda a situação jurídica, as condições prisionais que enfrentaram, as lutas sociais e as movimentações democráticas em que participaram, bem como um breve historial das organizações femininas de orientação democrática”.

Biblioteca com exposição dedicada às mulheres

Entre os dias 12 e 16 do presente mês, também o foyer da Biblioteca Municipal de Pinhal Novo vai homenagear as mulheres, ao acolher uma exposição que retrata as batalhas que estas, “com origens e percursos diferentes, concretizaram pelos seus direitos, justiça social e liberdade, desde os anos 30 até ao 25 de Abril”.

- PUB -

A mostra, intitulada “Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas”, provém do Museu do Aljube e foi criada “a partir da obra singular de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa”.

A exposição “poderá ser visitada no horário normal de funcionamento do equipamento municipal”, ou seja, “de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e aos sábados, entre as 14 e as 19 horas”, sendo que encerra aos domingos, segundas-feiras e feriados.

No entanto, a presença nas iniciativas está sujeita às normas impostas pela Direcção-Geral da Saúde contra a covid-19.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -