27 Setembro 2023, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPedro Pinela: "Até... há muitos pontos que só o acaso explica”

Pedro Pinela: “Até… há muitos pontos que só o acaso explica”

Jovem do Pinhal prossegue volta ao mundo. O DIÁRIO DA REGIÃO publica mais uma das crónicas de viagem de Pedro Pinela à volta do globo. Uma reflexão apurada e a mensagem do irmão

A viagem enlouquece-nos um bocado. A cabeça fica-nos sobrelotada de pessoas, de situações e de emoções face às pessoas e situações. Depois parece que estão todas a gritar ao mesmo tempo um “Até”. E tentamos fazer discernimento do que se passou para concluirmos que há muitos pontos que só o acaso explica que não haverá explicação.

- PUB -

Mereci o mal que me fizeram? E logo depois: E o bem? Os pratos que a senhora vendada tenta equilibrar aparentam ser tarefa bem mais difícil que a do homem que carrega o planeta às costas (num esforço físico tremendo). A justiça sofre muito mais pela imparcialidade que não consegue ter e, dito isto, a sorte que, de facto, existe, ri à gargalhada. De lá de cima, das alturas em que dizem que só vive Deus.

Deus é uma questão terrível. Deus está quase em todo o lado quando há desentendimentos. Na Ásia, então, tenho-o sentido por todo o lado mesmo. Uns não gostam que se matem as vacas porque são sagradas, então comem porco. Os outros dizem que porco é um animal imundo e matam as vacas. Pode parecer simplista, mas chega a isto. Sendo que a galinha é quem apanha por tabela.

Em Portugal, não sinto conflito religioso nenhum. Acho que há uma certa apatia quanto a religião, o que talvez nos tenha deixado a sós com as nossas acções. Se são boas ou não, sem anjos nem demónios. Que é que sei? Não consigo perceber nada. Há muitos séculos para trás, todos eles contendo razões para todos os efeitos contemporâneos. E eu só leio ficção.

- PUB -

O meu irmão escreveu-me

Disse-me que andava a pensar em quando eu voltasse… “Gostava de prever como vai ser, mas não faço a mínima ideia… Já não te vejo há imenso tempo, não sei como estás.” Eu respondi-lhe que: “É esquisito, sim senhor. Também não faço a mínima ideia. Mas estou curioso.” Então eu disse-lhe que será o que for, esperando ter acabado a conversa. Mas ele acrescentou “Será o que quiseres”. E não foi sempre?

This slideshow requires JavaScript.

- PUB -

 

Pedro Pinela

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Setúbal no doutoramento de Diogo Ferreira

Tese do historiador sadino foi obteve a classificação máxima 
- PUB -