26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPedro Pinela: "Até... há muitos pontos que só o acaso explica”

Pedro Pinela: “Até… há muitos pontos que só o acaso explica”

Jovem do Pinhal prossegue volta ao mundo. O DIÁRIO DA REGIÃO publica mais uma das crónicas de viagem de Pedro Pinela à volta do globo. Uma reflexão apurada e a mensagem do irmão

A viagem enlouquece-nos um bocado. A cabeça fica-nos sobrelotada de pessoas, de situações e de emoções face às pessoas e situações. Depois parece que estão todas a gritar ao mesmo tempo um “Até”. E tentamos fazer discernimento do que se passou para concluirmos que há muitos pontos que só o acaso explica que não haverá explicação.

- PUB -

Mereci o mal que me fizeram? E logo depois: E o bem? Os pratos que a senhora vendada tenta equilibrar aparentam ser tarefa bem mais difícil que a do homem que carrega o planeta às costas (num esforço físico tremendo). A justiça sofre muito mais pela imparcialidade que não consegue ter e, dito isto, a sorte que, de facto, existe, ri à gargalhada. De lá de cima, das alturas em que dizem que só vive Deus.

Deus é uma questão terrível. Deus está quase em todo o lado quando há desentendimentos. Na Ásia, então, tenho-o sentido por todo o lado mesmo. Uns não gostam que se matem as vacas porque são sagradas, então comem porco. Os outros dizem que porco é um animal imundo e matam as vacas. Pode parecer simplista, mas chega a isto. Sendo que a galinha é quem apanha por tabela.

Em Portugal, não sinto conflito religioso nenhum. Acho que há uma certa apatia quanto a religião, o que talvez nos tenha deixado a sós com as nossas acções. Se são boas ou não, sem anjos nem demónios. Que é que sei? Não consigo perceber nada. Há muitos séculos para trás, todos eles contendo razões para todos os efeitos contemporâneos. E eu só leio ficção.

- PUB -

O meu irmão escreveu-me

Disse-me que andava a pensar em quando eu voltasse… “Gostava de prever como vai ser, mas não faço a mínima ideia… Já não te vejo há imenso tempo, não sei como estás.” Eu respondi-lhe que: “É esquisito, sim senhor. Também não faço a mínima ideia. Mas estou curioso.” Então eu disse-lhe que será o que for, esperando ter acabado a conversa. Mas ele acrescentou “Será o que quiseres”. E não foi sempre?

 

- PUB -

Pedro Pinela

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -