23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Município sadino celebra cultura húngara numa partilha entre sociedades

Município sadino celebra cultura húngara numa partilha entre sociedades

Município sadino celebra cultura húngara numa partilha entre sociedades

Vice-presidente realçou importância destes momentos, no âmbito das celebrações das relações diplomáticas

 

A cidade de Setúbal celebrou a cultura húngara ao abrir as portas ao mundo, mantendo uma relação de proximidade com a localidade de Debrecen através da comemoração do Dia da Cultura Húngara no concelho setubalense.

- PUB -

A vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, sublinhou que ao contactar com outras culturas, “todos aprendemos e conseguimos tirar algo para as nossas sociedades”. O evento “Dias de Hungarikums”, realizou-se na Casa da Baía, com o propósito das celebrações dos 50 anos do restabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e a Hungria.

A autarca sadina fez questão de sublinhar que o assinalar deste marco “fica a dever-se a um acontecimento muito importante para os portugueses, o 25 de Abril”, cujo cinquentenário, que está a ser festejado ao longo do ano, “é importante de ser partilhado com outros povos do mundo”.

Durante a iniciativa que partilhou com Setúbal, “cidade de portas abertas ao mundo, multicultural e intercultural”, a cultura e costumes da Hungria, a eleita recordou que Setúbal mantém uma geminação com Debrecen desde 2000.

- PUB -

Carla Guerreiro sublinhou a importância de celebrar os 50 anos do restabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e a Hungria. “Vivemos dias tensos, absurdos e aquilo de que todos precisamos é paz e cooperação”, afirmou.

Já a embaixadora da Hungria em Portugal, Emília Fábián, realçou que os “Dias de Hungarikums” em Portugal “são um dos eventos mais importantes para destacar a riqueza e a diversidade da cultura húngara, assim como a gastronomia e o artesanato reconhecidos mundialmente”.

A diplomata húngara referiu também que esta iniciativa, “mais do que promover os produtos e especialidades húngaras” e de apresentar “o património e o potencial da cultura e economia da Hungria”, procura “reforçar as relações políticas de alto nível, promover a interação social e a compreensão mútua”.

- PUB -

O Dia da Cultura Húngara em Setúbal, além do momento protocolar, contou com música e dança pela “Flaska Banda”, a par dos Cantores Folclóricos de Debrecen, a apresentação de jóias em Porcelana Zema, uma demonstração de Teqball e a degustação de produtos húngaros.

Além das iniciativas realizadas este sábado na cidade setubalense, organizadas em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, o evento “Dias de Hungarikums”, promovido pela Embaixada da Hungria em Portugal, contou com actividades em Lisboa e em Santiago do Cacém.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -