19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Conheça a Figura e o Facto do Ano de 2022 no Montijo

Conheça a Figura e o Facto do Ano de 2022 no Montijo

Conheça a Figura e o Facto do Ano de 2022 no Montijo

O Setubalense passa o ano em revista, escolhendo as figuras e os factos do ano em todos os concelhos

 

Figura do Ano

- PUB -

João Martins 

Foi o “rosto” e a “mão” da Escola Profissional do Montijo (EPM), nos quase 30 anos que esta já leva. Fechou em 2022 o capítulo da sua actividade à frente deste projecto – e, consequentemente, na presidência da administração da Associação para a Formação e Desenvolvimento Profissional – que enriqueceu sobremaneira a resposta educativa e formativa do concelho e da região. No legado que deixa, destacam-se a conclusão das instalações da EPM e o lançamento do Programa Leonardo Da Vinci/Eramus + de Acolhimento, que permitiu ao Montijo receber muitos jovens da Europa. Para muitos tido como o “pai da EPM”, viu ser-lhe reconhecido, no ano passado, o contributo de décadas emprestado à sociedade: recebeu a Barca Aldegalega, galardão de mérito da Junta de Freguesia.

 

- PUB -

Facto do Ano

Cuidados de saúde primários em agonia

A abertura da Unidade de Saúde Familiar (USF) Aldegalega, a 15 de Setembro último, aportou mais capacidade física instalada ao Montijo no que toca aos cuidados de saúde primários, mas o problema de mais de 30 mil pessoas sem médico de família não conheceu melhoras e a situação até se agudizou. Os profissionais colocados na USF foram transferidos do Centro de Saúde, instalado na Avenida Luís de Camões, que foi forçado a implementar a Via Verde sem meios (funciona com um terço de médicos, metade do número de enfermeiros e dois terços de secretários necessários para uma resposta eficiente). Os profissionais deste centro ameaçaram bater com a porta no final do ano, a coordenadora da Via Verde viria a pedir demissão da função e outros pediram transferência.

- PUB -

 

Conheça AQUI as figuras e os factos do ano de 2022 nas restantes categorias

As figuras do ano no distrito de Setúbal – na região e em cada um dos concelhos, incluindo Odemira, por fazer parte do Litoral Alentejano – são uma escolha da redacção do jornal O SETUBALENSE.

O jornal publica todos os anos, ao início do ano, uma edição especial sobre as figuras e os factos que marcaram o ano anterior. Este ano esta edição foi publicada, em papel, no dia 27 de Fevereiro de 2022. Se não conseguiu obter o seu exemplar contacte o jornal pelo telefone 265094354.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -