A Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro vai assegurar a gestão dos dois espaços
A Câmara Municipal do Montijo aprovou, por unanimidade, na passada quarta-feira, a atribuição de 75 mil e 270 euros à Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro para a criação de dois parques caninos, um no Bairro do Saldanha e outro no Alto das Vinhas Grandes.
O valor, que já inclui IVA, representa o “investimento global” na construção dos dois espaços, disse o líder do executivo, Nuno Canta. Durante a apresentação da proposta, o autarca realçou que a gestão dos futuros espaços ficará a cargo da junta, presidida por Fernando Caria. Os parques vão ser instalados “em espaço público municipal”. No Bairro do Saldanha, o equipamento será criado “na [zona da] Rua de Lisboa, do lado contrário ao jardim do Saldanha”, precisou. No Alto das Vinhas Grandes, Afonsoeiro, um espaço idêntico deverá ser criado na Praça dos Descobrimentos.
Em nota de Imprensa, a autarquia adianta que os parques caninos vão permitir “a interacção responsável entre pessoas e animais, num espaço público, vedado e ao ar livre”. Os equipamentos “vão contar com obstáculos para a realização de actividades lúdicas, aprendizagem e obediência, zonas para saciar a sede, pontos de água para higienização, casas de banho para cães, pontos de recolha de dejectos e zonas sombreadas”.
Na mesma nota, o município salienta que, a par da Junta da União das Freguesias, pretende que os referidos parques “possam, por um lado, oferecer à população que tem animais de companhia, em particular cães, um espaço próprio para o lazer dos seus animais e, por outro lado, minimizar o impacte negativo de situações que se verificam, como a proliferação de dejectos caninos em espaços públicos”. A proposta aprovada pelo executivo será remetida à Assembleia Municipal para apreciação.