19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoIdosos e crianças voltam a sentir magia do Natal na União Mutualista...

Idosos e crianças voltam a sentir magia do Natal na União Mutualista N. Sra. da Conceição

Festas no lar e nas unidades de infância de novo com presença de familiares. De permeio, a administração foi reeleita

 

- PUB -

Dois anos e uma pandemia depois, a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição (localmente conhecida como Montepio) voltou a comemorar a quadra natalícia sem restrições. No lar e nas unidades de infância da instituição, seniores e crianças puderam sentir de novo a “magia” das festas de Natal na presença dos familiares, realizadas entre 10 e 17 deste mês.

Motivo de alegria redobrada para a administração da mutualista, já que este regresso à normalidade comemorativa da quadra coincide com o terminar das celebrações dos 150 anos de vida da instituição.

“Toda a nossa equipa sente ainda mais nesta época o orgulho de saber que, com o seu trabalho diário, contribui para um melhor Natal na comunidade”, diz Patrícia Soares, do Conselho de Administração, citada numa nota de Imprensa da instituição.

- PUB -

De acordo com a mutualista, a felicidade foi “visível nos rostos dos utentes do lar e da Unidade de Cuidados Continuados Integrados”, para trás que ficou o interregno forçado das comemorações em formato tradicional (leia-se, na presença de familiares). “Foram os profissionais das nossas equipas que acompanharam os utentes durante dois anos, quando estes se viram privados da presença da família devido à pandemia. Foi agora uma emoção muito grande verificar a alegria de todos, técnicos, familiares e utentes, juntos na nossa tradicional festa de Natal”, reconhecem os responsáveis por estas valências.

Uma felicidade que se estendeu também aos mais pequenos, que frequentam as unidades de infância, bem como aos seus familiares. Até porque os festejos “voltaram a contar com a participação dos pais” que, além de assistirem à “alegria dos mais pequenos nas representações de Natal”, puderam ainda “apreciar e receber os trabalhos” desenvolvidos pela criançada em contexto de ‘sala de aula’ e “dedicados aos seus familiares mais próximos”, sublinha a mutualista.

Eleições e balanço a 2022

- PUB -

A actualidade da instituição ficou ainda marcada pelas eleições do passado dia 15 que reconduziram Pedro Santos na presidência do Conselho de Administração. A equipa liderada por Santos – única a submeter-se a sufrágio – foi reeleita para o triénio 2023-2025, com o propósito de “dar continuidade ao trabalho de um século e meio na defesa dos valores do Mutualismo”, resume o responsável, na mesma nota.

O compromisso de concluir alguns projectos e, sobretudo, a confiança no futuro estiveram na base da recandidatura a mais um mandato, explica Pedro Santos. “Uma confiança que assenta na certeza de ter uma equipa cada vez mais motivada para prestar melhores serviços aos associados e aos montijenses e de sentir que [a instituição] é, cada vez mais, reconhecida como um pilar da comunidade na área social e em diversos sectores”, complementa.

O presidente da mutualista realça ainda que este foi “um ano de afirmação e reforço da missão” e faz um balanço positivo ao trabalho realizado em 2022.

Destaca o “alargamento do Serviço de Acompanhamento de Acção Social, realizado pelo Centro Comunitário Mais Cidadão, passando a abranger a freguesia do Afonsoeiro”, a “celebração de um acordo de parceria com a Câmara Municipal, no âmbito das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa” e o “início das obras no edifício do Centro de Acolhimento de Emergência Social, uma nova valência que a União Mutualista vai passar a desenvolver, através de acordo com a Segurança Social”.

Além disso, lembra a “aprovação de duas candidaturas em sede de PRR” que, vinca, “vão potenciar ainda mais a intervenção da mutualista na comunidade”. Processos que consistem na “renovação da Casa da Criança” e na “adaptação do antigo edifício da clínica da União Mutualista para a criação de uma nova unidade de lar”.
Pedro Santos salienta ainda o conjunto das comemorações levadas a efeito, este ano, pelo 150.º aniversário da instituição. O lançamento do livro “150 Anos ao serviço dos cidadãos do Montijo – um testemunho de vitalidade e resistência”, da autoria de Carlos Simões, foi um dos pontos altos do programa comemorativo, até porque a obra regista “a história não contada dos últimos 25 anos” da União Mutualista, indica, a concluir.

Valências Instituição serve mais de mil utentes por dia

Com valências que vão “desde a infância ao idoso, da saúde à educação”, além de contar com “uma farmácia comunitária e várias respostas de cariz social”, a União Mutualista diz servir actualmente um universo que “ultrapassa largamente os mil utentes/clientes por dia”. A instituição garante que desenvolve a sua acção assente “na prática dos valores do Mutualismo”. Valores que são “próximos dos que se associam à quadra natalícia” e que, assegura, “são aplicados em todas as valências e serviços prestados”. “Pode por isso dizer-se que a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição contribui para uma comunidade mais homogénea e resiliente e que, nesta época de Natal, contribui decisivamente para que todos os anos haja mais Natal na casa de todos montijenses”, faz notar a mutualista, a finalizar.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -