27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoAeroporto Montijo: Jerónimo de Sousa devolve ao PS acusação de "força de...

Aeroporto Montijo: Jerónimo de Sousa devolve ao PS acusação de “força de bloqueio”

“O erro de fundo é o aeroporto [ser] no Montijo”, diz o líder do PCP

 

- PUB -

O líder do PCP defendeu hoje a lei sobre o novo aeroporto no Montijo, que o executivo quer alterar, e devolveu as acusações de “força de bloqueio” aos socialistas por não defenderem a lei de um Governo PS.

A mudança da lei, que dá às autarquias envolvidas o direito a vetar o avanço do projeto, defendida pelo ministro das Infraestruturas, é “um fato à medida dos interesses da ANA e da Vinci”, empresa responsável pelo aeroporto, afirmou Jerónimo de Sousa aos jornalistas, à margem de um encontro sobre ferrovia e transportes, em Lisboa.

“O erro de fundo é o aeroporto [ser] no Montijo”, disse, recordando que o PCP “sempre” defendeu a opção de construir o novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete, também no distrito de Setúbal.

- PUB -

Para o líder comunista, “deve-se cumprir a lei em vigor”, depois de lembrar que foi em 2007 um governo do PS a aprovar o “respetivo decreto, que está em vigor”.

E afirmou-se surpreendido por ser agora um Governo socialista vir “agora com uma teorização” quanto ao diploma que permite um “posicionamento das autarquias em relação ao seu território” e que permite “um parecer à matéria de facto”.

Segundo o secretário-geral do PCP, é um “processo discutível” de, “perante uma resistência ou uma dificuldade”, como aconteceu com as câmaras do Seixal e Moita, da CDU, que são contra o avanço do projeto, vir agora dizer “altere-se a lei”.

- PUB -

“É um mau caminho que o PS e o Governo está a fazer”, concluiu.

Quanto à acusação do PS de Setúbal, distrito onde fica o Montijo, de que o PCP é uma “força de bloqueio”, uma expressão usada nos tempos de maioria absoluta do PSD de Cavaco Silva, Jerónimo de Sousa sorri e aponta contradições aos socialistas.

“Estamos a defender um decreto do Governo do PS. Afinal a força de bloqueio é o PS, que já está contra a sua própria lei”, afirmou, com ironia.

Lusa

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -