26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoElisabete Jacinto segue no 2.º lugar da geral no rali africano

Elisabete Jacinto segue no 2.º lugar da geral no rali africano [ACTUALIZADA]

Depois do triunfo na primeira prova do rali Morocco Desert Challenge, a piloto montijense Elisabete Jacinto classificou-se hoje, entre os camiões, no 4.º lugar, na segunda etapa da competição, que ligou Icht e Foum Zguid

A equipa portuguesa avança no rali no segundo posto da tabela geral da sua classe, agora com uma vantagem de 14 minutos para o terceiro classificado, o holandês Gert Huzink que já venceu esta mesma corrida em 2015.

- PUB -

A especial desta terça-feira foi composta por 359 quilómetros cronometrados, com pistas rápidas, muito favoráveis aos veículos mais potentes. “Ainda assim, a equipa Bio-Ritmo formada por Elisabete Jacinto, José Marques e Marco Cochinho gastou 5h 01m 09s para completar o sector selectivo, terminando com uma diferença de apenas 15 minutos para o belga Igor Bouwens que, aos comandos de um IVECO, se classificou no terceiro posto desta etapa. A formação lusa foi ainda nove minutos mais rápida que o sexto classificado da categoria automóvel, posição ocupada pelo francês Michel Visy, que cumpriu a especial em 5h10m25s”, refere a assessoria de Imprensa da piloto montijense.

“Esta etapa foi bem diferente em comparação à de ontem [segunda-feira]. Andámos sempre em pistas bastante rápidas e em alta velocidade. Como os outros camiões são mais potentes acabaram por nos ultrapassar rapidamente. No entanto, esta posição é, de certa forma, até confortável porque amanhã vamos entrar nas dunas e é bom haver outros camiões à nossa frente para podermos ir nos seus trilhos. Fizemos toda a etapa sem problemas e correu tudo bem”, revelou Elisabete Jacinto, citada na mesma nota.

A terceira etapa do Morocco Desert Challenge, que se cumpre amanhã entre as cidades marroquinas de Foum Zguid e Oum Jrane, vai contemplar uma grande variedade de pisos que vão alternar entre pistas rápidas e técnicas e pisos mais lentos, com muitas pedras e valas profundas. Será na travessia do Lac Iriki e nas passagens pelas imensas dunas do Erg Chegaga que vão surgir as maiores dificuldades desta especial composta por 345 quilómetros cronometrados.

- PUB -

Início triunfante

Elisabete Jacinto, recorde-se, teve um arranque a todo o gás, esta segunda-feira, no Morocco Desert Challenge com uma vitória entre camiões, na primeira etapa da prova africana, que ligou Agadir e Icht

Os 387 quilómetros cronometrados que compunham a especial foram efectuados em solos irregulares, com muita pedra e pistas estreitas que dificultaram a progressão das equipas no terreno.

- PUB -

“A equipa Bio-Ritmo conseguiu terminar esta complexa etapa em 7h33m54s conseguindo impor uma vantagem de oito minutos para o segundo classificado da categoria o holandês Paul Verheyden que, aos comandos de um DAF, gastou 7h42m05s para executar a especial”, salientou a assessoria de Imprensa da equipa lusa.

“Foi um dia realmente difícil. O piso era muito duro e estava repleto de pedras bicudas que degradaram muito os nossos pneus. Tentámos andar depressa, mas era complicado progredir neste piso. A navegação foi deveras complexa e exigiu muita concentração da parte do nosso navegador José Marques. Mas, como sempre, ele fez um trabalho exemplar e conseguimos andar sempre no caminho certo”, admitiu a piloto montijense.

“Além das dificuldades inerentes ao percurso tivemos que parar três vezes para mudar os pneus que, devido ao mau piso, acabaram por furar fazendo-nos perder algum tempo. A somar a tudo isto estava um calor abrasador. O nosso termómetro chegou a marcar os 41 graus. Mas, estamos satisfeitos com o resultado acima de tudo porque demos o nosso melhor”, concluiu.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -