Presidente do município da Moita lembra importância do apoio ao comércio local durante a pandemia Covid-19
Numa mensagem à população do concelho feita através do canal oficial do Youtube daquele município, o presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, destacou no passado dia 2 que “a solidariedade é um valor inestimável”, pelo que decidiu desafiar quem tenha disponibilidade para contactar as instituições sociais da sua zona de residência ou a sua junta de freguesia, para poder apoiar outros habitantes nesta altura de combate à pandemia Covid-19. “Há pessoas que precisam e vão precisar de ajuda e o voluntariado nestas circunstâncias pode ser um contributo importante para que essas pessoas sejam ajudadas”, apelou.
O autarca realçou que a câmara tem vindo a “desenvolver todos os esforços e todas as acções necessárias para garantir a prestação dos serviços essenciais à nossa comunidade e que quem precisa de continuar a trabalhar o possa fazer nas melhores condições de segurança possíveis”, e que quem necessite de estar em confinamento também o possa fazer, estando “assegurados os serviços essenciais”.
Rui Garcia considera que a pandemia “vai provocar problemas às famílias, seja por problemas de desemprego”, mesmo por situações de ‘lay-off’, e que estas “implicam perda de rendimentos”. O autarca moitense assinalou que neste esforço colectivo, estão também envolvidas todas as juntas de freguesia com outro tipo de apoios, nomeadamente “às situações que decorrem do isolamento, das pessoas que não podem fazer o seu abastecimento normal” ou “receber os medicamentos da farmácia”. O edil adianta na mensagem que o município moitense “adaptou o seu funcionamento” e garante a recolha, limpeza e higiene públicas, assim como a desinfecção destes espaços, realizada diariamente e de forma sistemática.
O presidente informou ainda que “tomámos algumas medidas no sentido de facilitar a vida nesta situação”, tendo recordado o anúncio de medidas como “a prorrogação do prazo de pagamento das facturas, das rendas e de outros encargos devidos ao município”, recordando o anúncio da “simplificação da forma de aceder à tarifa social da água”, apoio que classificou de “importante” e que pode ser feito através de uma declaração comprovativa.
Outra medida referida foi a criação da linha de apoio aos cidadãos do concelho e que tem diversas funções. “Permite encaminhar e criar as situações, dar as respostas às pessoas que precisam de ajuda do ponto de vista social”, afirmou, garantindo que o município está a trabalhar com todas as entidades do concelho que estão envolvidas na rede social, em conjunto com todas as “instituições socias que no terreno, têm ofertas de apoio às populações mais desfavorecidas”.
Contribuir para que pequeno comércio se mantenha vivo
Para quem não pode sair de casa, a autarquia possui no seu site informações “sobre os estabelecimentos comerciais, sobretudo o pequeno comércio, que está a fazer entregas ao domicílio”, informação que Rui Garcia assinalou ser importante porque desta forma “todos contribuímos para que o pequeno comércio se mantenha vivo, activo e atravesse esta fase tão difícil para os seus negócios”. Por outro lado, o presidente sublinha que é fundamental “conhecer-se e ter-se um acesso fácil a este serviço porque é uma ajuda grande e evita que as pessoas saiam de casa”.
“Estamos a viver uma fase difícil” que “vai durar, provavelmente, muitas semanas, mas se “cada um fizer o que está ao seu alcance, iremos vencer esta batalha”, frisou o autarca.