28 Junho 2024, Sexta-feira

- PUB -
Romaria a Cavalo volta a ligar Moita a Viana do Alentejo no final de Abril

Romaria a Cavalo volta a ligar Moita a Viana do Alentejo no final de Abril

Romaria a Cavalo volta a ligar Moita a Viana do Alentejo no final de Abril

Após um interregno forçado pela pandemia, evento regressa à agenda dos municípios

 

Os presidentes das Câmaras da Moita e de Viana do Alentejo, Carlos Albino e Luís Miguel Duarte, respectivamente, reuniram-se no final da última semana, com o objectivo de discutir o regresso da tradicional Romaria a Cavalo que, após um interregno forçado de dois anos devido à actual situação de pandemia, já tem data marcada para o seu regresso em 2022, entre os próximos dias 20 e 24 de Abril.

- PUB -

O encontro realizado contou ainda com as presenças de representantes das Associações Equestres da Moita e de Viana, entre outros elementos de ambos os municípios. De acordo com a autarquia moitense, a reunião foi precedida de uma outra, que aconteceu na semana anterior, entre a vice-presidente do município, Sara Silva, e o adjunto do presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Joaquim Maria Bento.

Recorde-se que a romaria é uma tradição comum a ambos os concelhos e data de uma época em que os lavradores se deslocavam ao Santuário da Nossa Senhora D’Aires, durante o mês de Setembro, com os seus animais, fazendo o percurso pela antiga Canada Real, através de quintas e caminhos de terra batida.

Era nessa altura, durante a procissão em honra daquela padroeira, que os animais eram benzidos e que se pediam boas colheitas na agricultura. A tradição foi retomada em 2001 e, habitualmente, decorre no último fim-de-semana de Abril, aquando da realização da referida procissão.

- PUB -

Ao longo de quatro dias, centenas de romeiros oriundos de todo o país e do estrangeiro, percorrem os 150 quilómetros que ligam os dois municípios através dos campos, atrás do carro-andor que transporta a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da Moita, tendo esta manifestação sido premiada, em 2011, com o Prémio Mais Alentejo na categoria “Mais Tradição”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -