Concessionários receberam contentores de 40 litros para fazerem a separação dos restos alimentares
A Câmara Municipal do Barreiro disponibilizou contentores de 40 litros aos concessionários do Mercado 1.º de Maio, como forma de incentivo para que estes procedam à separação dos biorresíduos (restos alimentares). A iniciativa arrancou no passado dia 22 e englobou acções de sensibilização junto de cada um dos concessionários.
De acordo com o município, a recolha selectiva de biorresíduos no Mercado 1.º de Maio “integra uma operação co-financiada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão”. Uma operação que, lembra a autarquia, “permitiu a implementação de um sistema de recolha porta-a-porta em zonas-piloto das juntas de freguesia de Barreiro e Lavradio, de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, de Palhais e Coina, e de Santo António da Charneca”.
Além disso, a recolha porta-a-porta abrangeu ainda, no âmbito do mesmo programa, “estabelecimentos de restauração e similares, estabelecimentos de ensino e instituições”, com o propósito de que todos possam contribuir para dar “um novo destino de valorização a restos alimentares e de jardim”.