22 Julho 2024, Segunda-feira

- PUB -
PS vence Europeias nas quatro freguesias do concelho da Moita

PS vence Europeias nas quatro freguesias do concelho da Moita

PS vence Europeias nas quatro freguesias do concelho da Moita

Socialistas conseguiram mais do dobro da votação da CDU, força política que ficou em segundo lugar no concelho da Moita

Ao obter nas eleições Europeias 7 776 no concelho da Moita, o Partido Socialista foi a força política que mais votos somou neste território, tendo a CDU sido a segunda mais votada.

- PUB -

Os socialistas obtiveram 37,1% da percentagem de votos e, comparativamente com os resultados no sufrágio para o Parlamento Europeu em 2019, conseguiu mais 1 189 votos, relativamente aos 6 587 votos de então, e mais 3,1% sobre os 34% de há cinco anos. A nível nacional, elegeu oito deputados europeus.

Quanto ao PCP/PEV, com 3 192 votos, teve 15,2 pontos percentuais. Observando as Europeias anteriores, os comunistas tiveram menos 1 811 votos, verificando-se ainda que em 2019 venceram na freguesia de Gaio-Rosário e Sarilhos, enquanto no passado domingo o mapa do concelho ficou todo pintado a cor-de-rosa.

No concelho que foi um dos últimos do País a ser conhecido o resultado eleitoral, a terceira força política mais votada foi o Chega com 2 936 votos, o que significa 14% do resultado eleitoral no total das quatro freguesias.

- PUB -

Por sua vez a coligação AD (PSD/CDS/PPM) contabilizou 2 750 votos (13,1%) – sete eurodeputados a nível nacional -, enquanto o Bloco de Esquerda, que dos dois deputados europeus que tinha elegeu agora apenas um, – tal como a CDU – conseguiu 1 294 (6,2%). A Iniciativa Liberal, que elegeu um eurodeputado, na Moita conseguiu 1 197 votos (5,7%).

Entre os partidos que ficaram sem representação no Parlamento Europeu, o Livre obteve 670 votos, o PAN 329, o ADN 194 e o E 57. Os resultados eleitorados nas Europeias no concelho da Moita foram apurados num universo de 20 963 eleitores efectivos.

Segundo a Comissão Política Concelhia do PS da Moita, a vitória socialista no concelho foi “uma das mais expressivas no Distrito de Setúbal”, ou seja, na contagem dos 13 concelhos, o da Moita foi o segundo onde o PS teve maior votação. “Um sinal claro da tendência da votação das populações que exerceram o seu direito de voto nos seus diferentes territórios”.

- PUB -

Acrescenta este órgão político concelhio que, para o Parlamento Europeu os resultados eleitorais do Partido Socialista “são contundentes no concelho da Moita”, tendo contabilizado “vitórias em todas as freguesias, destacando-se a União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira com 40,56% e 3 253 votos dos 8 020 do total dos votantes, registando-se um aumento de 4,35%, considerando os 36,21% e 109 votos mais do que no ano de 2019”.

No concelho os socialistas ganharam também nas freguesias de Alhos Vedros e da Moita, assim como, na União de Freguesias do Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos. A vitória do PS nestes territórios e freguesias assentou nas votações em 34,44% (1 888 votos), 34,87% (2 227 votos), 37,99% (408 votos) respectivamente.

A estrutura socialista da Moita lembra que no passado domingo foi a primeira vez que o País foi a votos com os cadernos eleitorais desmaterializados, assente numa mudança tecnológica que permitiu o voto em mobilidade em todo o território nacional e também no estrangeiro.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -