Vão mostrar-se na arena moitense praticantes de Espanha, Colômbia, México, Equador e Venezuela, além de Portugal. Iniciativa integra programa do Encontro Mundial de Escolas Taurinas, que arrancou ontem
Uma novilhada internacional, a ter lugar na próxima sexta-feira na Praça de Toiros Daniel do Nascimento, é o ponto alto do “Encontro Mundial de Escolas Taurinas”, que arrancou ontem na Moita.
A partir das 21h30, pela arena da reputada monumental moitense vão passar jovens promessas do toureio a pé, oriundas de países como Espanha, Colômbia, México, Equador e Venezuela, além de Portugal, que vão lidar novilhos da ganadaria Falé Filipe.
A novilhada marca o encerramento da programação do “Encontro Mundial de Escolas Taurinas” e vai mostrar ao público a técnica e a arte dos seguintes praticantes: Eduardo Rodríguez, da Escola Taurina de Palencia (Espanha); Manolo Martínez, da Escola Taurina de Málaga (Espanha); Arias Samper, do Centro Internacional de Tauromaquia e Alto Rendimento (Equador); Cristian Restrepo, da Escola Taurina de Navas del Rey (Colômbia); e Jacob Robledo, da Academia Taurina Municipal de Aguascalientes (México). A estes juntam-se ainda: Fernando Vanegos (Venzuela); Fernando Donoso, da Escola de Tauromaquia de Badajoz (Espanha); e Eduardo Chibanga, da Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita.
Ontem os participantes visitaram a Herdade do Casais, em Santarém, para ficarem a conhecer a ganadaria Mato-o-Demo e hoje deslocam-se à Herdade do Vidigal, em Montemor-o-Novo, para “descobrirem” a ganadaria São Torcato. A realização de tentaderos, com vista ao desenvolvimento técnico dos novilheiros, foi agendada para os dois locais.
O programa inclui ainda momentos culturais e formativos, como um colóquio com o professor universitário Pedro Alonso (a ter lugar pelas 19 horas desta quinta-feira), com o objectivo de promover o pensamento crítico e o intercâmbio de experiências entre escolas.
Amanhã, os participantes vão poder desfrutar de um passeio a bordo do varino “Boa Viagem”. A partir das 17 horas realiza-se o sorteio da novilhada, que decorrerá a partir das 21h30 na Monumental Daniel do Nascimento. Mas antes, junto à praça de toiros, actuam as sevilhanas Siempre a Bailar”.
Os ingressos para a novilhada têm o preço de 10 euros.