Moita prepara investimento de 6,5 milhões de euros na educação

Moita prepara investimento de 6,5 milhões de euros na educação

Moita prepara investimento de 6,5 milhões de euros na educação

Criação de Centros Tecnológicos Especializados para “combater as desigualdades sociais e de género e aumentar a resiliência do emprego”

 

Foram aprovadas no Conselho Municipal de Educação da Moita cinco candidaturas apresentadas pelo Agrupamento de Escolas da Baixa da Banheira, Vale da Amoreira e pela Escola Técnica e Profissional da Moita (ETPM), no valor de 6,5 milhões de euros.

- PUB -

A autarquia moitense é parceira das duas instituições através de protocolos estabelecidos em Maio de 2023, que pretendem “optimizar e potenciar a utilização eficaz e a capacitação tecnológica inovadora”, fruto da criação de Centros Tecnológicos Especializados (CTE).

Em nota de Imprensa, a autarquia explica que este investimento será investido no “aumento da capacidade de resposta do sistema educativo e formativo”, para “combater as desigualdades sociais e de género e aumentar a resiliência do emprego” sobretudo dos “jovens e adultos com baixas qualificações”. A edilidade esclarece também que o investimento envolve a “modernização e reabilitação das instalações e infra-estruturas existentes”, assim como a “aquisição de equipamento”.

Investimento na formação

- PUB -

A autarquia realça que serão desenvolvidos dois Centros Tecnológicos Especializados pelo agrupamento de Escolas da Baixa da Banheira, Vale da Amoreira. Um destes centros será de Formação de Hotelaria e Restauração, abrangendo os “cursos profissionais de cozinha/pastelaria e restaurante/bar e um outro de Formação de Ciências Informáticas, abarcando os cursos profissionais de gestão de equipamentos informáticos e informática de gestão”.

Já a Escola Técnica e Profissional da Moita irá ter três Centros Tecnológicos Especializados, um Industrial, um Digital e um de Energias Renováveis. O Industrial irá abranger os cursos profissionais de cozinha/pastelaria, restaurante/bar, soldadura e produção agro-pecuária. Quanto ao CTE Digital, irá abarcar os cursos profissionais de auxiliar de saúde, auxiliar de acção educativa, comunicação e serviço digital, comunicação, marketing, relações-públicas e publicidade. Por fim, o CTE de Energias Renováveis irá abranger os cursos profissionais de instalador de sistemas solares fotovoltaicos.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -