Criação de Centros Tecnológicos Especializados para “combater as desigualdades sociais e de género e aumentar a resiliência do emprego”
Foram aprovadas no Conselho Municipal de Educação da Moita cinco candidaturas apresentadas pelo Agrupamento de Escolas da Baixa da Banheira, Vale da Amoreira e pela Escola Técnica e Profissional da Moita (ETPM), no valor de 6,5 milhões de euros.
A autarquia moitense é parceira das duas instituições através de protocolos estabelecidos em Maio de 2023, que pretendem “optimizar e potenciar a utilização eficaz e a capacitação tecnológica inovadora”, fruto da criação de Centros Tecnológicos Especializados (CTE).
Em nota de Imprensa, a autarquia explica que este investimento será investido no “aumento da capacidade de resposta do sistema educativo e formativo”, para “combater as desigualdades sociais e de género e aumentar a resiliência do emprego” sobretudo dos “jovens e adultos com baixas qualificações”. A edilidade esclarece também que o investimento envolve a “modernização e reabilitação das instalações e infra-estruturas existentes”, assim como a “aquisição de equipamento”.
Investimento na formação
A autarquia realça que serão desenvolvidos dois Centros Tecnológicos Especializados pelo agrupamento de Escolas da Baixa da Banheira, Vale da Amoreira. Um destes centros será de Formação de Hotelaria e Restauração, abrangendo os “cursos profissionais de cozinha/pastelaria e restaurante/bar e um outro de Formação de Ciências Informáticas, abarcando os cursos profissionais de gestão de equipamentos informáticos e informática de gestão”.
Já a Escola Técnica e Profissional da Moita irá ter três Centros Tecnológicos Especializados, um Industrial, um Digital e um de Energias Renováveis. O Industrial irá abranger os cursos profissionais de cozinha/pastelaria, restaurante/bar, soldadura e produção agro-pecuária. Quanto ao CTE Digital, irá abarcar os cursos profissionais de auxiliar de saúde, auxiliar de acção educativa, comunicação e serviço digital, comunicação, marketing, relações-públicas e publicidade. Por fim, o CTE de Energias Renováveis irá abranger os cursos profissionais de instalador de sistemas solares fotovoltaicos.