22 Julho 2024, Segunda-feira

- PUB -
Moita alarga apoio às famílias na Educação

Moita alarga apoio às famílias na Educação

Moita alarga apoio às famílias na Educação

Vereador António Pereira realça aumento de 70% das AAAF e a criação de raiz das CAF. Serviços abrangem todas as freguesias

 

Todas as freguesias do município da Moita já estão abrangidas pela “Escola a Tempo Inteiro”. A gestão socialista da Câmara Municipal alargou a todos os agrupamentos de escolas as Actividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), para o ensino pré- -escolar, e ao mesmo tempo conseguiu criar a Componente de Apoio à Família (CAF), até então inexistente no concelho, para o 1.º ciclo.

- PUB -

“Já tínhamos garantido em Dezembro último as AAAF para três agrupamentos de escolas, agora alargámos para os outros três: Fragata do Tejo, Moita e José Afonso (Alhos Vedros). Todos os agrupamentos contam agora com respostas de AAAF e CAF”, revela António Carlos Pereira, vereador com o pelouro da Educação. “Do executivo anterior tínhamos apenas quatro salas a funcionar com AAAF e neste momento passámos para 14. No caso da CAF não existia resposta. Agora são criadas 10 [salas]”, adianta.

E o balanço, segundo o autarca, em relação à implementação das seis valências de AAAF – além da criação da resposta de CAF – é positivo. “Neste momento mais do que quadruplicámos a solução para acolhimento e actividades (AAAF) para as crianças. Alargámos em cerca de 70 por cento a capacidade que estava instalada e que agora passou a estar implementada em todas as freguesias. Além de implementarmos as CAF que não existiam.”

A Câmara Municipal da Moita tem previsto passar de 14 para 17 as respostas de AAAF, num investimento total que, para o ano lectivo 2022-2023, ascende a cerca de 88 mil euros. “As CAFF são geridas pelos parceiros AI9 e Escola Técnica e Profissional da Moita sem, para já, subsidiariedade do município. Por regulamento da AI9 e da ETPM cada pai/encarregado de educação com participa com o valor fixo mensal de 50 euros por criança”, explica.

- PUB -

Promessa cumprida

Para o vereador socialista, além da importância para as famílias e crianças, as medidas adoptadas representam ainda o cumprimento de uma promessa eleitoral. “Estamos a cumprir com aquilo a que nos propusemos: concretizar a componente de apoio à família em cada freguesia”, faz notar, sem deixar de acentuar que a Moita “era um concelho que, a nível do distrito de Setúbal, tinha a cobertura mais baixa a este nível de resposta às famílias” no que toca ao ensino pré-escolar e básico.

O trabalho desenvolvido na área, reforça o autarca, passa por uma estratégia delineada para o território e as respectivas comunidades. “Isto tem a ver com a nossa visão, com a nossa proposta, de políticas de apoio à família, que neste caso tem esta possibilidade pela via de descentralização de competências mas que fora também assumida por este executivo”, lembra. “Enquadra-se naquilo que é um plano de intervenção territorial integrado, de modo a que estas acções liguem e alinhem com outras intervenções que estão a acontecer, casos da descentralização de competências na acção social e também através do PRR, com o Plano Metropolitano para as Comunidades em Acção, com operações na Baixa da Banheira, Vale da Amoreira, Quinta da Fonte da Prata, Alhos Vedross e Moita”, conclui.

- PUB -

A Câmara Municipal decidiu, no passado dia 27, celebrar um protocolo com a Escola Técnica Profissional da Moita (ETPM) e os três agrupamentos de escolas Fragata do Tejo, Moita e José Afonso para a implementação das AAAF e das CAF, que assim passam a estar disponíveis em todas as freguesias. A proposta foi aprovada com votos do PS e do vereador independente. A CDU absteve-se.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -