12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Junta de Freguesia recupera espaços com equipamentos de exercício físico ao ar livre

Junta de Freguesia recupera espaços com equipamentos de exercício físico ao ar livre

Junta de Freguesia recupera espaços com equipamentos de exercício físico ao ar livre

Investimento em “street workout” ascende a 40 mil euros. Primeiro de dois locais que recebem equipamentos é para ser inaugurado no final do mês, diz Fabrício Pereira

 

O objectivo é a promoção do exercício físico, do bem-estar e da saúde pública, para todas as idades. A Junta da Moita está apostada em reabilitar e dotar vários espaços da freguesia com equipamentos que permitam a prática de exercício físico ao ar livre. Na forja está já a instalação de diversos aparelhos de “street workout” em dois locais, cujo investimento global ascende a cerca de 40 mil euros.

- PUB -

Mais adiantada está a execução do processo de instalação de aparelhos numa zona próxima às instalações dos bombeiros, nas imediações da Casa dos Marcos.

“Um grupo de bombeiros solicitou à Junta de Freguesia a oferta de uns equipamentos de ginástica, para que os elementos da corporação pudessem treinar e executar a sua preparação física. Nós decidimos que o melhor seria colocar ali na proximidade – e está mesmo encostado às instalações dos bombeiros –, num espaço que foi recuperado/reabilitado, uma série de equipamentos de ‘street workout’, que servirá tanto os bombeiros como também o público em geral”, explica Fabrício Pereira, que preside ao executivo da Junta da Moita.

Segundo o autarca, os equipamentos a instalar naquele local apresentam “um nível médio/alto de dificuldade para a prática desportiva e estarão ao dispor dos bombeiros e da população até ao final do mês”. A inauguração, reforça, “está prevista para antes do final de Setembro, depois de terminarem as Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem”, aponta, ao mesmo tempo que salvaguarda: “Se tudo correr bem.”

- PUB -

A instalação deste conjunto de equipamentos representa “um investimento à volta dos 30 mil euros, integralmente suportado pela Junta de Freguesia da Moita”, revela Fabrício Pereira, para frisar de seguida que o projecto contemplará uma particularidade. “Há uma novidade neste parque. Vamos implementar também neste espaço um equipamento para pessoas portadoras de deficiência. Um aparelho para a inclusão dessas pessoas na prática desportiva”, realça. “Será um aparelho com quatro valências, que permitirá o exercício físico a utentes em cadeiras de rodas, por exemplo”, adianta.

Aparelhos de geriatria para graúdos e miúdos

E este não é o único projecto que o executivo da junta tem em carteira para aquela zona. “Assim que o parque junto aos bombeiros estiver concluído, partiremos para a execução de um outro, na calçada paralela à Rua da Índia, onde será também iniciada a implementação de equipamentos de ginástica, mas de grau de dificuldade baixa em termos de utilização, dedicados à parte geriátrica”, avança o autarca. Serão instalados neste local “sete aparelhos”, numa empreitada “resultante da votação do Orçamento Participativo” da Junta de Freguesia.

- PUB -

A equipa liderada por Fabrício Pereira quis, porém, acrescentar valor à proposta mais votada no Orçamento Participativo e o espaço vai beneficiar ainda de uma outra resposta do mesmo género mas dirigida a um público de mais tenra idade. “A surpresa é que vamos ainda dotar este local de mais cinco aparelhos de ginástica júnior. Quisemos dar um acrescento ao que foi votado no Orçamento Participativo, adquirindo mais estes equipamentos para crianças”, faz notar o presidente da junta. E o investimento, englobando as duas vertentes, “rondará os 10 mil euros, também suportados pela junta”.

Em termos globais, aquela zona da Moita “ficará assim já dotada de equipamentos de exercício físico para todas as idades, para todas as exigências”, sublinha.

Ainda de acordo com Fabrício Pereira, a aposta nestes investimentos “traduz as políticas do executivo da junta, tendo em vista estimular a prática de desporto e de actividades ao ar livre”, contribuindo, por inerência, para “o bem-estar e a saúde pública”. “Ao mesmo tempo, reflecte a nossa aposta na recuperação e reabilitação de espaços públicos que têm estado inutilizados”, conclui o presidente da Junta.

Bairro da Caixa Rinque Verde recuperado com novo sintético

O investimento em equipamentos de “street workout” soma-se ao realizado recentemente no Rinque Verde do Bairro da Caixa, que recebeu a colocação de um novo piso sintético para a prática de futebol. A obra de requalificação do espaço foi promovida pela Junta de Freguesia da Moita e implicou um investimento de cerca de 30 mil euros, valor comparticipado em 50 por cento pela Câmara Municipal.

A inauguração da requalificação do rinque – de acesso gratuito para a população – teve lugar a 29 de Julho último e, durante a ocasião, Fabrício Pereira destacou a importância da obra. “Estamos francamente satisfeitos por dotar o Bairro da Caixa de um espaço desportivo moderno, atractivo, que terá impacto em diversas camadas da população, que já não se revia no estado e [na] condição que [o rinque] dispunha anteriormente”, rematou então o presidente da junta.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -