Fregueses têm até dia 19 para escolherem um investimento da junta até 5 mil euros

Fregueses têm até dia 19 para escolherem um investimento da junta até 5 mil euros

Fregueses têm até dia 19 para escolherem um investimento da junta até 5 mil euros

Fabrício Pereira lembra que este era um compromisso eleitoral. Primeira edição da iniciativa tem quatro propostas a votação

 

A Junta da Moita dá, pela primeira vez, a possibilidade à população local de decidir sobre um investimento a realizar na freguesia no valor máximo de cinco mil euros. Trata-se do Orçamento Participativo, que nesta primeira edição contempla quatro propostas, previamente apresentadas pelos fregueses e validadas pelo executivo da junta.

- PUB -

A votação, para eleger o investimento a concretizar, é presencial e decorre, desde a última segunda-feira e até ao próximo dia 19, no edifício da junta.

“O Orçamento Participativo tinha sido uma proposta nossa quando ainda estávamos na oposição. Nessa altura foi aprovada por maioria na Assembleia de Freguesia, mas depois nunca foi implementada pelo executivo anterior. Nós, assim que tomámos posse, no ano passado, começámos a preparar o regulamento e neste segundo ano de mandato já está em vigor”, disse Fabrício Pereira, presidente da Junta de Freguesia da Moita, a O SETUBALENSE.

De acordo com o autarca, a junta recepcionou seis propostas. “Houve DRuma que foi recusada e duas que foram unidas, porque foram submetidas pela mesma instituição, o Clube Recreativo do Penteado, e porque a soma do valor de cada uma não ultrapassava em termos orçamentais o montante previsto de cinco mil euros”, explicou.

- PUB -

Os residentes têm à escolha a implementação de “workshops de música para todos, da Banda Filarmónica da Moita”, “um conjunto de equipamentos de exercício físico, proposto pelo Café Giga, para a Rua da Índia, na Nova Moita”, “a instalação de um equipamento de ginástica ao ar livre no Parque Municipal da Moita, proposto pela Associação Move a Tua Terra”, ou “a aquisição de um colchão de saltos e piso tatami, do Clube Recreativo do Penteado”.

Para já, Fabrício Pereira considera que o processo até “tem estado a correr bem”, apesar de ser novidade. “Nos dois primeiros dias [segunda e terça-feira] registámos cerca de 50 votos. Já começa a ser animador. E vamos ter um dia [hoje] em que a junta estará aberta até às 20 horas para que aqueles que saem mais tarde do trabalho possam vir votar. Esperamos alguma adesão”, revelou.

O autarca reconhece, contudo, que nesta fase embrionária da iniciativa “há sempre algum distanciamento” dos eleitores. “Porque as pessoas não estão habituadas a participarem nem nunca ninguém as chamou para a vida política das instituições, para a desenvolverem com as instituições públicas.

- PUB -

Nunca houve essa preocupação e como esta é a primeira iniciativa… É expectável que a participação ao longo dos anos vá melhorando”, concluiu.
A votação pode ser efectuada no horário de funcionamento da junta: das 9 horas às 12h30 e entre as 14 horas e as 17h30. Hoje o período estende-se até às 20 horas. Para votar é necessária a apresentação do Cartão de Cidadão.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -