12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Círculo de Animação Cultural promove encontros pela dignidade humana e contra as alterações climáticas

Círculo de Animação Cultural promove encontros pela dignidade humana e contra as alterações climáticas

Círculo de Animação Cultural promove encontros pela dignidade humana e contra as alterações climáticas

Iniciativa arranca nesta sexta-feira e prolonga-se até 18 de Novembro. Grupo Ecológico ‘Ecos da Terra’ vai ser reactivado

 

Música, literatura, fotografia, conferências e artes plásticas compõem a programação dos “Encontros de Outono”, que o Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros (CACAV) promove a partir desta sexta-feira e até 18 de Novembro. As actividades da iniciativa – subordinada ao tema: “Pela dignidade humana contra as alterações climáticas, em defesa do planeta” – vão repartir-se pelo Moinho de Maré e pela Biblioteca Municipal de Alhos Vedros.

- PUB -

Em matéria de dignidade humana, o CACAV promete debruçar-se sobre questões relacionadas com a vida sénior. “Nestes encontros iremos abordar com alguma atenção o acompanhamento aos idosos e a indignidade que constitui a forma como, de uma maneira geral, são tratados”, revela a instituição, que destaca também uma das acções programadas. “Apesar dos desequilíbrios se colocarem à escala global, devemos pôr em prática a máxima: ‘pensar global, agir local’. É nesse pressuposto que iremos proceder à reactivação do Grupo Ecológico ‘Ecos da Terra’”, anuncia.

A inauguração de exposições colectivas de artes plásticas e fotografia e a projecção de um documentário sobre a história do CACAV marcam o arranque dos “Encontros de Outono”, no Moinho de Maré de Alhos Vedros, pelas 21 horas desta sexta-feira.

A programação prossegue no sábado, 21, com dois momentos na Biblioteca Municipal de Alhos Vedros, a partir das 17 horas: a apresentação do livro “Misericórdia” pela autora Lídia Jorge (em cima na foto); e a intervenção de João Reis, responsável pelo serviço de Psiquiatria Geriátrica do Hospital Júlio de Matos.

- PUB -

Para 28 de Outubro está agendado um workshop de construção de papagaios e moinhos de papel, dinamizado pela professora Rosário, no Moinho de Maré (15 horas). E no dia seguinte, 29, a biblioteca municipal recebe, pelas 17 horas, a apresentação do livro “Palavras Soltas ao Vento”, de Isabel Raminhos.

As actividades têm continuidade no dia 4 de Novembro, a partir das 21 horas, no Moinho de Maré, com três momentos: a performance “Pelo Universo dos Sentidos” – haverá música, declamação, pintura e dança –; a realização de uma conferência sobre alterações climáticas com os oradores Paula Silva e José Mariano; e o relançamento do Grupo Ecológico ‘Ecos da Terra’ (com apresentação e distribuição de manifesto).

“A Arte e as Alterações Climáticas” intitula a conferência com Fabrícia Valente, do serviço educativo do Centro Cultural de Belém, agendada para 10 de Novembro (21 horas) na biblioteca municipal.

- PUB -

Os “Encontros de Outono” encerram no dia 18 de Novembro, no Moinho de Maré, com uma acção de leitura de textos de Eduarda Dionísio, num tributo à escritora, dramaturga, sindicalista e jornalista que faleceu a 22 de Maio último. Previstas estão intervenções do Coro da Achada.

O evento, organizado pelo CACAV, conta com a colaboração da Câmara Municipal da Moita e da Junta de Freguesia de Alhos Vedros.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -