Iniciativa arranca nesta sexta-feira e prolonga-se até 18 de Novembro. Grupo Ecológico ‘Ecos da Terra’ vai ser reactivado
Música, literatura, fotografia, conferências e artes plásticas compõem a programação dos “Encontros de Outono”, que o Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros (CACAV) promove a partir desta sexta-feira e até 18 de Novembro. As actividades da iniciativa – subordinada ao tema: “Pela dignidade humana contra as alterações climáticas, em defesa do planeta” – vão repartir-se pelo Moinho de Maré e pela Biblioteca Municipal de Alhos Vedros.
Em matéria de dignidade humana, o CACAV promete debruçar-se sobre questões relacionadas com a vida sénior. “Nestes encontros iremos abordar com alguma atenção o acompanhamento aos idosos e a indignidade que constitui a forma como, de uma maneira geral, são tratados”, revela a instituição, que destaca também uma das acções programadas. “Apesar dos desequilíbrios se colocarem à escala global, devemos pôr em prática a máxima: ‘pensar global, agir local’. É nesse pressuposto que iremos proceder à reactivação do Grupo Ecológico ‘Ecos da Terra’”, anuncia.
A inauguração de exposições colectivas de artes plásticas e fotografia e a projecção de um documentário sobre a história do CACAV marcam o arranque dos “Encontros de Outono”, no Moinho de Maré de Alhos Vedros, pelas 21 horas desta sexta-feira.
A programação prossegue no sábado, 21, com dois momentos na Biblioteca Municipal de Alhos Vedros, a partir das 17 horas: a apresentação do livro “Misericórdia” pela autora Lídia Jorge (em cima na foto); e a intervenção de João Reis, responsável pelo serviço de Psiquiatria Geriátrica do Hospital Júlio de Matos.
Para 28 de Outubro está agendado um workshop de construção de papagaios e moinhos de papel, dinamizado pela professora Rosário, no Moinho de Maré (15 horas). E no dia seguinte, 29, a biblioteca municipal recebe, pelas 17 horas, a apresentação do livro “Palavras Soltas ao Vento”, de Isabel Raminhos.
As actividades têm continuidade no dia 4 de Novembro, a partir das 21 horas, no Moinho de Maré, com três momentos: a performance “Pelo Universo dos Sentidos” – haverá música, declamação, pintura e dança –; a realização de uma conferência sobre alterações climáticas com os oradores Paula Silva e José Mariano; e o relançamento do Grupo Ecológico ‘Ecos da Terra’ (com apresentação e distribuição de manifesto).
“A Arte e as Alterações Climáticas” intitula a conferência com Fabrícia Valente, do serviço educativo do Centro Cultural de Belém, agendada para 10 de Novembro (21 horas) na biblioteca municipal.
Os “Encontros de Outono” encerram no dia 18 de Novembro, no Moinho de Maré, com uma acção de leitura de textos de Eduarda Dionísio, num tributo à escritora, dramaturga, sindicalista e jornalista que faleceu a 22 de Maio último. Previstas estão intervenções do Coro da Achada.
O evento, organizado pelo CACAV, conta com a colaboração da Câmara Municipal da Moita e da Junta de Freguesia de Alhos Vedros.