Iniciativa pretende dar a conhecer o trabalho de um conjunto de artistas, com vista a reforçar “oportunidades de colaborações futuras”
A freguesia do Vale da Amoreira, na Moita, recebe a partir de hoje e até à próxima sexta-feira, o Tandem Workshop “Connetion Dots”, no âmbito do projecto “Stronger Peripheries: A Southern Coalition”.
O encontro, que terá lugar no Centro de Experimentação Artística (CEA), no Vale da Amoreira, vai reunir naquele equipamento os parceiros deste projecto europeu de cooperação e um conjunto de especialistas em diferentes domínios das artes performativas.
O objectivo da iniciativa passa por dar a conhecer o trabalho de um conjunto de artistas, que foram pré-selecionados após terem sido convocados para o efeito, com vista a reforçar “oportunidades de colaborações futuras”, incluindo apresentações e debates, palestras e laboratórios de consultoria para difusão internacional.
De acordo com o município moitense, no final do workshop, será identificado um artista ou companhia a co-produzir, em Tandem, pela Artemrede, em colaboração com a autarquia e pela Occitanie em Scène/Théâtre+Cinéma – Scène Nationale Grand Narbonne.
Liderado pela Artemrede, o projecto em causa reúne 14 organizações ligadas às artes performativas e universidades de dez países da bacia do Mediterrânico e dos Balcãs para, ao longo dos próximos quatro anos, proporcionar uma reflexão sobre os conceitos do “Sul” e “Periferia”, através de práticas artísticas participativas e ancoradas em contextos locais, para a criação de novos espectáculos.
O programa, pretende igualmente oferecer oportunidades de formação a profissionais da indústria cultural e criativa, trabalhando novos modelos de políticas culturais, ajustadas ao sul da Europa, para destacar o papel social da arte.
Para mais informações, os interessados podem obter esclarecimentos através de contacto telefónico (211 810 030) ou pelo e-mail cea@mail.cm-moita.pt.