Presidente da autarquia mostrou à pequenada como se faz em pleno salão nobre dos Paços do Concelho
Carlos Albino, presidente da Câmara da Moita, já soma várias participações em reuniões do executivo municipal. Mas no passado dia 27 foi diferente. Acompanhado pela vice-presidente Sara Silva e pela vereadora Anabela Rosa, mostrou, em jeito de simulação, como se realizam os trabalhos no órgão colegial, já que a plateia era composta por 45 crianças de 4 e 5 anos.
A pequenada deslocou-se do jardim-de-infância “O Ninho”, do Centro Paroquial da Moita, aos Paços do Concelho, na companhia das educadoras Raquel Capucho e Irina Gonçalves. Objectivo: “experienciarem” o funcionamento de uma sessão no salão nobre da autarquia e adquirirem conhecimentos básicos sobre cidadania.
Uma acção que, revela o município de acordo com a opinião das educadoras, se constitui como necessidade fulcral: “Ensinar aos meninos como é a nossa sociedade organizada e de que forma se age perante determinados assuntos.” Para as profissionais de educação, salienta a autarquia, este tipo de iniciativas “é uma forma muito simples de integrar as crianças em temas como a política”, de forma a “torná-las desde cedo em cidadãos mais activos e informados”.
Durante a simulação de uma reunião, a criançada não deixou créditos por mãos alheias. “Alguns dos meninos expuseram as suas preocupações, fizeram as suas perguntas e tiveram resposta às mesmas. Tudo num ambiente muito descontraído, mas ao mesmo tempo com uma vertente educacional”, pode ler-se na informação publicada pela edilidade.
Mais felizes ficaram, quando saíram da iniciativa com lembranças oferecidas pelo município.