Realizado estudo de perfil local. Intervenção implica investimento de centenas de milhares de euros
Cerca de 300 mil euros é quanto a Câmara Municipal da Moita espera investir na requalificação que vai levar a efeito na rua e largo do Varino, na urbanização do Palheirão, com o intuito de resolver problemas de estacionamento e de identidade do local.
A autarquia revela que desenvolveu “um estudo de perfil do local, que permitirá uma reorganização das zonas de estacionamento e a devolução dos espaços públicos à população com áreas qualificadas para o efeito”.
A zona é rodeada de escolas e o trânsito acumula-se, ao início e ao final do dia, para entrega e recolha de crianças nos estabelecimentos de ensino. “O volume de automóveis que ali se concentram, embora por pouco tempo, provoca situações caóticas, uma vez que não existem condições de estacionamento nem uma circulação rodoviária que permita a fluidez no trânsito”, explica o município. Além disso, adianta que “o enquadramento da urbanização encontra-se desprovido de alma e de condições para que os moradores possam usufruir do espaço exterior com qualidade”.
Com a intervenção, o município pretende “dar resposta às necessidades dos utilizadores dos edifícios escolares” e proporcionar também aos residentes locais “espaços de estacionamento organizados e disponíveis a partir do final da tarde”. “O espaço de ligação entre o largo e a rua do Varino irá ser pavimentado, mantendo o mobiliário urbano e as árvores existentes e reforçando-o com espécies arbóreas adequadas”, indica a autarquia, a finalizar.