Água da Moita tem qualidade exemplar para consumo humano

Água da Moita tem qualidade exemplar para consumo humano

Água da Moita tem qualidade exemplar para consumo humano

No distrito, além da Câmara da Moita, recebem a distinção da ERSAR mais cinco municípios e a Águas de Santo André. Figuram entre as 89 entidades gestoras seladas no País

 

A distinção formal só vai acontecer a 27 de Novembro, no Multiusos de Gondomar, mas já foram reveladas as entidades reconhecidas este ano com o selo da qualidade exemplar de água para consumo humano atribuído pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Saneamento). E o município da Moita é uma das sete entidades gestoras de abastecimento público de água do Distrito de Setúbal distinguidas.

- PUB -

Além da Moita, na região, recebem o referido selo de qualidade as seguintes gestoras: Águas de Santo André; Câmara de Alcochete; Câmara do Barreiro; Câmara do Seixal; Câmara de Sesimbra; e Serviços Municipalizados de Água e Saneamento do Montijo. Em termos globais, de um total de 227 entidades gestoras, somente 89 são este ano reconhecidas com este selo, anunciou a ERSAR, em comunicado divulgado na sua página na Internet.

Na publicação, a ERSAR explica que “o processo de apuramento das entidades distinguidas nesta categoria está intimamente relacionado com o trabalho realizado no relatório anual do controlo da qualidade da água, recentemente publicado [Volume 2 do RASARP 2023]”. O relatório, sublinha a ERSAR, “sintetiza a informação mais relevante referente à qualidade da água para consumo humano, tendo por base os controlos analíticos realizados”.

A atribuição de cada selo desta categoria é feita por um júri que procede “à avaliação quantitativa das entidades gestoras reguladas”, sustentada em “indicadores e dados provenientes do ciclo de regulação do controlo de qualidade da água”. Segue-se, ainda de acordo com a ERSAR, “uma avaliação qualitativa, tendo em conta aspectos relacionados com a governança, cumprimento das obrigações legais, conduta perante o regulador e ocorrências significativas com impacto na prestação do serviço”.

- PUB -

A ERSAR afirma, a concluir, que “a água da torneira fornecida pelos sistemas de abastecimento público em Portugal continental é segura, com um resultado para o indicador “água segura” de 99 %”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -