No distrito, além da Câmara da Moita, recebem a distinção da ERSAR mais cinco municípios e a Águas de Santo André. Figuram entre as 89 entidades gestoras seladas no País
A distinção formal só vai acontecer a 27 de Novembro, no Multiusos de Gondomar, mas já foram reveladas as entidades reconhecidas este ano com o selo da qualidade exemplar de água para consumo humano atribuído pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Saneamento). E o município da Moita é uma das sete entidades gestoras de abastecimento público de água do Distrito de Setúbal distinguidas.
Além da Moita, na região, recebem o referido selo de qualidade as seguintes gestoras: Águas de Santo André; Câmara de Alcochete; Câmara do Barreiro; Câmara do Seixal; Câmara de Sesimbra; e Serviços Municipalizados de Água e Saneamento do Montijo. Em termos globais, de um total de 227 entidades gestoras, somente 89 são este ano reconhecidas com este selo, anunciou a ERSAR, em comunicado divulgado na sua página na Internet.
Na publicação, a ERSAR explica que “o processo de apuramento das entidades distinguidas nesta categoria está intimamente relacionado com o trabalho realizado no relatório anual do controlo da qualidade da água, recentemente publicado [Volume 2 do RASARP 2023]”. O relatório, sublinha a ERSAR, “sintetiza a informação mais relevante referente à qualidade da água para consumo humano, tendo por base os controlos analíticos realizados”.
A atribuição de cada selo desta categoria é feita por um júri que procede “à avaliação quantitativa das entidades gestoras reguladas”, sustentada em “indicadores e dados provenientes do ciclo de regulação do controlo de qualidade da água”. Segue-se, ainda de acordo com a ERSAR, “uma avaliação qualitativa, tendo em conta aspectos relacionados com a governança, cumprimento das obrigações legais, conduta perante o regulador e ocorrências significativas com impacto na prestação do serviço”.
A ERSAR afirma, a concluir, que “a água da torneira fornecida pelos sistemas de abastecimento público em Portugal continental é segura, com um resultado para o indicador “água segura” de 99 %”.