UniSeM valoriza evolução dos alunos em novo ano lectivo com mais disciplinas
Entre os próximos dias 19 e 23 vai estar aberta a segunda fase de inscrições para a Universidade Sénior da Moita (UniSeM), com os alunos a poderem efectuar a renovação da sua presença no ano lectivo 2022-2023. O projecto é desenvolvido a nível local pelo município, que tem como princípios orientadores “a valorização e o desenvolvimento de todos os intervenientes” neste processo de ensino e de aprendizagem.
A autarquia recorda que as vivências daqueles que frequentam a UniSeM são o pilar deste empreendimento, enquanto “componente aliada à educação não formal, sem fins de certificação”, através da qual são anualmente dinamizadas várias actividades de âmbito social e cultural, com o objectivo de proporcionar a todos os munícipes que tenham 55 ou mais anos acções educacionais e de convívio.
Com este projecto, a edilidade procura “contribuir para a promoção do bem-estar e da saúde” de todos os que frequentam esta universidade, de forma a fomentar “as possibilidades para a promoção do desenvolvimento social e pessoal”, mas também da solidariedade social e do convívio, através do lazer, o que contribui para “uma vida mais activa e prazerosa, com enfoque na promoção do envelhecimento activo e no combate ao isolamento”, destaca o município.
A UniSeM funciona em regime de voluntariado e “rentabiliza os recursos já existentes na comunidade”, contando para isso com a colaboração de um conjunto de voluntários e de diversas associações, entre outras instituições, que exercem a sua actividade no território, como as Juntas de Freguesia, mas também as IPSS’s, as escolas e o movimento associativo.
A partir do próximo ano lectivo vão estar disponíveis as disciplinas de Teatro, Expressão Corporal B, Danças e Cantares Tradicionais Portugueses. A estas juntam-se ainda as Danças de Época, a História Local e Regional e a História das Religião, além do Inglês e da aprendizagem de línguas, ouvir e cantar.
Ao leque de cadeiras é ainda de acrescentar o Espanhol A e o Latim, a Escrita Criativa, Informática, as Artes Decorativas e Artes Decorativas Metais, mas também a Arte dos Retalhos, o Macramé, a pintura em materiais diversos, Fotografia e Azulejaria, Cidadania Digital, Literacia em Saúde no Envelhecimento, Ambiente e Agricultura Biológica.
A edilidade recorda que para obterem mais informações, os interessados poderão consultar o site institucional da autarquia ou entrar em contacto com o Gabinete de Intervenção Social, Saúde e Habitação por telefone (210 891 000/05/14) ou pelo e-mail unissem@mail.cm-moita.pt.