30 Março 2023, Quinta-feira
- PUB -
InícioEdição 1000Figuras e Factos de 2022Conheça a Figura e o Facto do Ano de 2022 na Moita

Conheça a Figura e o Facto do Ano de 2022 na Moita

O Setubalense passa o ano em revista, escolhendo as figuras e os factos do ano em todos os concelhos

 

- PUB -

Figura do Ano

Bárbara Dias

Tinha 29 anos quando, nas autárquicas de 26 Setembro de 2021, foi eleita presidente da União de Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, concelho da Moita. Foi a sua estreia como autarca com funções executivas. A socialista, mestre em Engenharia do Ambiente, que nas legislativas de 2022 integrou em 11.º lugar a lista de candidatos pelo círculo eleitoral de Setúbal, veio a ser chamada para ocupar o lugar de deputada depois de Ana Catarina Mendes, cabeça de lista pelo distrito, ter assumido o cargo de ministra. Ainda se sentou no hemiciclo, uma vez que a acumulação de cargos é compatível, mas logo pediu a suspensão, por um ano, para se dedicar à presidência da união de freguesias a tempo inteiro. Em finais de Março volta à bancada socialista no parlamento.

- PUB -

Facto do Ano

Câmara toma posse da obra do centro de saúde da Baixa da Banheira

A construção do novo centro de saúde da Baixa da Banheira tem sido uma dor de cabeça para a Câmara da Moita. Em Julho, o presidente Carlos Albino admitia que a situação era “difícil de resolver”, mas assegurava que a obra, então parada, estimada em mais de 2,4 milhões de euros, continuava a ser urgente por servir mais de 30 mil utentes. Com os prazos de construção a decorrerem e com o empreiteiro longe de terminara empreitada, a autarquia decidiu avançar com a resolução do contrato e tomar posse administrativa da obra. Lembrava o presidente, que havia um compromisso da parte da Câmara Municipal, da União de Freguesias e da CCDR-LVT de cumprir a obra dentro dos prazos, para que o dinheiro investido não tivesse que ser devolvido à União Europeia.

- PUB -

 

Conheça AQUI as figuras e os factos do ano de 2022 nas restantes categorias

As figuras do ano no distrito de Setúbal – na região e em cada um dos concelhos, incluindo Odemira, por fazer parte do Litoral Alentejano – são uma escolha da redacção do jornal O SETUBALENSE.

O jornal publica todos os anos, ao início do ano, uma edição especial sobre as figuras e os factos que marcaram o ano anterior. Este ano esta edição foi publicada, em papel, no dia 27 de Fevereiro de 2022. Se não conseguiu obter o seu exemplar contacte o jornal pelo telefone 265094354.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Chegou a hora de Setúbal

Setúbal é um distrito único. Em pouco mais de cinco mil quilómetros quadrados combina o que poucos países oferecem em todo o seu território. A maior praia da Europa e a maior empresa exportadora de Portugal.

DataRede prepara-se para instalar novos parquímetros em doze zonas da cidade

Acção estava prevista para 6 de Fevereiro, mas foi reagendada por "motivos alheios à vontade" da concessionária

Mãe das crianças que viviam em casa abandonada em Setúbal consentiu entrega

As três crianças com idades entre os dois e seis anos foram retiradas pela PSP de Setúbal na quarta-feira de uma casa em condições miseráveis
- PUB -