27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaBloco de Esquerda reafirma urgência em defender zona ribeirinha e de sapal

Bloco de Esquerda reafirma urgência em defender zona ribeirinha e de sapal

Partido questiona o que tem sido feito para evitar esgotos a céu aberto

 

- PUB -

A comissão concelhia do Bloco de Esquerda da Moita reafirma ser “urgente”, continuar a “defender e preservar” a zona ribeirinha do concelho, questionando o que tem sido feito para impedir que continuem a correr esgotos a céu aberto nalguns pontos do território e sobre o desassoreamento do rio Tejo de modo “a torná-lo mais navegável para as embarcações tradicionais”.

“Torna-se cada vez mais pertinente a existência de cais de atracagem das embarcações tradicionais, que permitam uma ligação mais regular entre as duas margens”, defendem em posição tornada pública, interrogando-se os bloquistas ainda sobre o destino a dar ao antigo cais de desmantelamento de barcos de Alhos Vedros.

Membros do partido visitaram zonas ribeirinhas do município

“Sabendo-se que é uma estrutura existente numa zona importante da nossa frente ribeirinha, é cada vez mais pertinente uma definição da utilização deste espaço, garantindo-se os equilíbrios ambientais exigidos, em virtude de estarmos em presença de uma zona húmida do estuário, de grande biodiversidade”, destacam.

- PUB -

A concelhia bloquista lembra que a proposta que apresentou “para a construção de passadiços, que permitam uma deslocação e observação, por parte dos munícipes, pela paisagem do estuário do Tejo, conhecendo melhor a fauna e a flora características destas zonas, continua por concretizar”, sublinham. Refira-se que o dossier sobre as alterações climáticas e a defesa do ambiente, continuará a ser uma das prioridades para o Bloco de Esquerda local.

Preservação das zonas de sapal no território

Os membros do partido recordam que pretendem continuar a lutar “pela preservação das zonas de sapal” na Moita, defendendo um rio “com mais vida, contra todas as agressões de impacto ambiental”. Lembram ainda que o território possui vinte quilómetros de frente ribeirinha e que “é ao longo de toda esta costa que se localizam as zonas de sapal, designadas também por zonas húmidas, que se caracterizam pela sua biodiversidade”, constituindo “o habitat de uma grande diversidade de espécies” e “um pólo de renovação da vida do nosso estuário”.

- PUB -

Os membros do partido recordam que é neste espaço que “nidificam muitas das espécies que repovoam o nosso Tejo, restituindo mais vida ao nosso rio, equiparando-se a autênticas ‘maternidades’ do estuário” e que devido às alterações climáticas, os especialistas nesta matéria prevêem que estas áreas “possam vir a desaparecer, devido à subida das águas”, o que poderá ocorrer “dentro de algumas décadas”, alertam.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -