29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreiro comemora Dia dos Arquivos com múltiplas actividades no território da Baía...

Barreiro comemora Dia dos Arquivos com múltiplas actividades no território da Baía do Tejo

Celebrações contam com exposições, visitas guiadas, sessões vídeo e performances artísticas

- PUB -

Com o mote “Venha ao Barreiro conhecer o seu país”, o Dia Internacional dos Arquivos comemora-se esta quinta-feira, mas é amanhã e com um programa “diversificado e interessante” que o parque empresarial da Baía do Tejo, em conjunto com o município barreirense, a associação Ephemera e o arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra vão promover um conjunto de exposições, visitas guiadas, sessões vídeo e performances artísticas.

A organização convida a população a aproveitar o feriado de 10 de Junho, para se deslocar ao concelho e conhecer os ‘tesouros’ da Cidade dos Arquivos, nomeadamente, para visitar a mostra “Os Tesouros dos Arquivos”, que está patente no espaço do arquivo da administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra. A mostra demonstrará ao público “os segredos mais bem guardados dos cinco arquivos de inegável relevo que se encontram no Barreiro”, entre os quais o arquivo dos referidos portos, o Centro de Documentação do Museu Industrial da Baía do Tejo, o arquivo Ephemera, o Espaço Memória e o arquivo da Fundação Amélia de Mello.

Na altura, será ainda possível visitar os espaços do Colectivo SPA e PADA Studios e assistir à exibição do filme “Cartografia em Três Tempos”, de Inês Costa e Mário J. Negrão, filmado neste município.

- PUB -

Pacheco Pereira, da associação Ephemera, destaca que “a relevância dos arquivos e dos documentos que se encontram em cada um deles não se restringe ao Barreiro, é, claramente, de âmbito nacional”. O responsável, considerado um dos embaixadores desta iniciativa adianta que “a diversidade dos arquivos que integram a Cidade dos Arquivos permite conhecer, sob diferentes perspectivas, história da indústria, das empresas, da política, da cultura e de variadíssimos outros aspectos que foram caracterizando a sociedade portuguesa”.

“Conhecer tesouros escondidos do nosso país”

Frederico Rosa, presidente da Câmara do Barreiro, considera que nesta data “temos o Dia de Portugal, que melhor forma de conhecer o seu país do que vir ao Barreiro, […] conhecer tesouros escondidos do nosso país, do nosso Portugal, conhecer melhor a nossa história para poder melhor projectar o nosso futuro”, salienta.

- PUB -

Esta será também a terceira edição da comemoração do Dia Internacional dos Arquivos no município, naquele parque empresarial, numa iniciativa “que tem chamado cada vez mais a atenção das populações do Barreiro e de toda a Grande Lisboa e que as entidades envolvidas convidam todos a celebrar”.

Os arquivos também necessitam de vida, e é por isso que a Cidade dos Arquivos coloca os mesmos a comunicar entre si, com a academia, com os artistas, com o Barreiro e com o mundo. “Aproveite este dia e venha passar connosco momentos únicos e inesquecíveis, através de uma programação com exposições, visitas guiadas, feira do livro, exibição de filmes, entre outras iniciativas”, refere a Baía do Tejo, defendendo que “o interesse e a relevância” destes espaços implica quase uma “obrigatoriedade” de visitar o território.

PROGRAMAÇÃO

09h30 | Visita guiada ao Território da “Cidade dos Arquivos” – ponto de encontro no Mausoléu de Alfredo da Silva

11h00 | Abertura das comemorações do Dia Internacional dos Arquivos com visita guiada à exposição do Arquivo Ephemera “Fotografias da colecção”

11h30 | Inauguração da exposição “Os Tesouros dos Arquivos”, no Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra e exposição do Colectivo SPA

15h00 | Visita à exposição temporária “O poder da Imagem: As Revista de Informação Interna”, no Museu Industrial da Baía do Tejo

16h00 | Exibição do filme “Cartografia em Três Movimentos” de Inês Costa e Mário Negrão, no Espaço Memória

16h30 | Visita guiada ao Espaço Memória

17h00 | Visita guiada à exposição “Os Tesouros dos Arquivos”, no Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra e exposição do Colectivo SPA

18h00 | Visita aos espaços Colectivo SPA e PADA Studios

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -