21 Setembro 2021, Terça-feira
- PUB -
Início Local Moita Desenvolvimento cultural avaliado acima da média mundial na Moita

Desenvolvimento cultural avaliado acima da média mundial na Moita

Exercício no âmbito da Carta de Compromisso da Artemrede permitiu ao município perceber posicionamento

 

- PUB -

No âmbito do processo de construção da Carta de Compromisso da Artemrede, da qual a Câmara da Moita faz parte como membro fundador, foi feito recentemente “um exercício de auto-avaliação”, com a vista a perceber o posicionamento do município face a uma média mundial, relativamente aos nove compromissos da Agenda 21 da Cultura/Cultura 21, que reúne um conjunto de acções e documentos, promovidos pela organização Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU).

Os documentos em causa defendem que “o desenvolvimento só é verdadeiramente sustentável se a dimensão cultural for parte integrante desse mesmo desenvolvimento”. O exercício, coordenado pela Artemrede, em colaboração com a CGLU, envolveu técnicos e dirigentes municipais do concelho moitense, que “participaram num processo de reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido pelo município nos nove compromissos”.

De acordo com a autarquia local, os acordos contemplam os “Direitos Culturais”, o “Património, diversidade e criatividade”, bem como a “Cultura e Educação”. Incluídas estão ainda obrigações nas áreas da “Cultura e Ambiente”, “Cultura e Economia”, “Cultura, equidade e inclusão social”, para além da “Cultura, ordenamento urbano e espaço público” e a “Cultura, informação e conhecimento”, a par da “Governança da Cultura”.

- PUB -

Segundo o resultado deste workshop e os parâmetros da CGLU – que integra centenas de cidades espalhadas pelo mundo –, o município da Moita ficou posicionado “acima da média mundial”. O processo em causa, recorde-se, está a ser desenvolvido por todos os municípios associados da Artemrede e pretende “estimular a partilha, a aprendizagem e a avaliação sobre as iniciativas e projectos concretizados por cada município”, com vista a “alimentar a reflexão e construção da Carta de Compromisso da rede.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Presidente da Fertagus diz que comboio até à Gare do Oriente depende do Estado

Ana Cristina Dourado afirma que a empresa tem objectivo de prolongar o serviço que termina na zona Roma-Areeiro

Homem desfigura prostituta à pancada em Grândola e foge do tribunal depois de apanhado a roubar carro

Dependente de cocaína, João Pratas responde agora por tentativa de homicídio com julgamento a decorrer no Tribunal de Setúbal   Sem dinheiro para satisfazer o vício...

Burger King abre 12.° restaurante no Distrito de Setúbal

A marca Burger King aumentou para 12 o número de restaurantes que detém no Distrito de Setúbal, com a abertura de mais uma unidade...
- PUB -