26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaDesenvolvimento cultural avaliado acima da média mundial na Moita

Desenvolvimento cultural avaliado acima da média mundial na Moita

Exercício no âmbito da Carta de Compromisso da Artemrede permitiu ao município perceber posicionamento

 

- PUB -

No âmbito do processo de construção da Carta de Compromisso da Artemrede, da qual a Câmara da Moita faz parte como membro fundador, foi feito recentemente “um exercício de auto-avaliação”, com a vista a perceber o posicionamento do município face a uma média mundial, relativamente aos nove compromissos da Agenda 21 da Cultura/Cultura 21, que reúne um conjunto de acções e documentos, promovidos pela organização Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU).

Os documentos em causa defendem que “o desenvolvimento só é verdadeiramente sustentável se a dimensão cultural for parte integrante desse mesmo desenvolvimento”. O exercício, coordenado pela Artemrede, em colaboração com a CGLU, envolveu técnicos e dirigentes municipais do concelho moitense, que “participaram num processo de reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido pelo município nos nove compromissos”.

De acordo com a autarquia local, os acordos contemplam os “Direitos Culturais”, o “Património, diversidade e criatividade”, bem como a “Cultura e Educação”. Incluídas estão ainda obrigações nas áreas da “Cultura e Ambiente”, “Cultura e Economia”, “Cultura, equidade e inclusão social”, para além da “Cultura, ordenamento urbano e espaço público” e a “Cultura, informação e conhecimento”, a par da “Governança da Cultura”.

- PUB -

Segundo o resultado deste workshop e os parâmetros da CGLU – que integra centenas de cidades espalhadas pelo mundo –, o município da Moita ficou posicionado “acima da média mundial”. O processo em causa, recorde-se, está a ser desenvolvido por todos os municípios associados da Artemrede e pretende “estimular a partilha, a aprendizagem e a avaliação sobre as iniciativas e projectos concretizados por cada município”, com vista a “alimentar a reflexão e construção da Carta de Compromisso da rede.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -