27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaLivro solidário “Alumbramento” lançado na Baixa da Banheira

Livro solidário “Alumbramento” lançado na Baixa da Banheira

Obra vai ser apresentada no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo e surge da compilação de trabalhos realizados nos últimos cinco anos.

 

- PUB -

O lançamento do livro solidário “Alumbramento”, cujas vendas revertem integralmente a favor da Cercimb Moita-Barreiro, será apresentado no próximo dia 23, às 16 horas, numa sessão que acontece no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, recheada de momentos musicais com a cantadora de estórias Helena Madeira, que recentemente regressou às raízes da música portuguesa.

Com textos e fotografias dos autores João Ramos, Manuel João Croca e Maria Laura, oriundos do concelho da Moita, a obra surge da compilação que foi sendo realizada ao longo dos últimos cinco anos, com imagens maioritariamente recolhidas naquela zona do distrito e textos partilhados ‘online’ pelos escritores. De acordo com a CECI, este é “um livro emotivo, com uma forte ligação à natureza e às nossas raízes culturais, procurando convidar-nos, a todos, à meditação, introspecção e silêncio”, que desafa os leitores a abrandarem “o ritmo quotidiano frenético e ajuda-nos a reflectir, que a beleza e o encantamento, estão presentes em algo tão simples e tão próximo como o vaivém das águas do rio, o voo sereno das aves ou o balançar suave das folhas das árvores ao sabor do vento”.

“Alumbramento” é ainda “uma obra que convida à liberdade, solidariedade e a olhar o próximo de forma totalmente consciente e descomprometida”, acrescenta a instituição, que encara este momento como um “segredo que fomos alimentando, vendo crescer e guardando preciosamente, durante meses”, conclui a Cercimb, neste culminar de uma viagem iniciada no passado mês de Fevereiro.

- PUB -

O lançamento do livro com capa dura e 152 páginas, que será vendido por 20 euros, mediante donativo para a instituição, irá contar com vários convidados, num evento com entrada gratuita, que necessita de reserva de bilhetes por limitação de lugares. Na mesma altura, será também inaugurada uma exposição fotográfica com o mesmo nome, que estará patente até 14 de Dezembro, na Galeria de Exposições do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo. De realçar que a obra conta com os apoios dos municípios da Moita e do Barreiro, Rotary Club da Moita e dos Agrupamentos de Freguesia da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos, entre outros.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -