23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Marisa Liz, A Garota Não, Cláudia Pascoal e Aurea dão pontapé de saída para dia das comemorações da Liberdade

Marisa Liz, A Garota Não, Cláudia Pascoal e Aurea dão pontapé de saída para dia das comemorações da Liberdade

Marisa Liz, A Garota Não, Cláudia Pascoal e Aurea dão pontapé de saída para dia das comemorações da Liberdade

Faltam apenas três dias para o 25 de Abril mas a data tem estado a ser comemorada em grande peso

 

Contam-se pelos dedos de uma mão os dias que faltam para chegar a data em que se comemoram 50 anos do 25 de Abril de 1974. A Liberdade e a Democracia estão a ser celebradas em peso – com o programa “Venham Mais Vinte e Cincos” criado pela autarquia setubalense – e neste dia são dezenas as iniciativas que percorrem as freguesias. Sessões protocolares, actividades desportivas, momentos musicais e torneios variados são algumas das propostas para este dia.

- PUB -

Mesmo antes de começar o dia 25, na noite de quarta-feira, o palco do Largo José Afonso está à responsabilidade das artistas Marisa Liz, A Garota Não, Cláudia Pascoal e Aurea
que dão o pontapé de saída de dia 24, para as extensas comemorações do dia seguinte.

Quando baterem as doze badaladas nocturnas é na Avenida José Mourinho que vão começar as comemorações do dia, com os céus da cidade a aclararem-se com o colorido do espectáculo de fogo de artifício que durará cerca de 15 minutos.

Passada a madrugada o dia começa bem cedo, com o Torneio de Ténis Veteranos (Belcamp Tennis Club) que tem as últimas provas marcadas para a manhã de quinta-feira nos campos de ténis da Urbanização Águas de São Lourenço, uma actividade organizada pela Junta de Freguesia e o Movimento Associativo de Azeitão.

- PUB -

Durante toda a manhã o Parque do Bonfim vai ter várias actividades “dos avós aos netos” onde iniciativas desportivas – como “atletismo, aikido, taekwondo, gincana de bicicletas, ténis de mesa, orientação, ginástica (acrobática), fitness e boccia” – vão chamar todos ao espaço verde para exercitar o corpo.

Há ainda tempo para um passeio pedestre organizado pela Junta de Freguesia, o Movimento Associativo de Azeitão e a Sociedade de Instrução Musical de Brejos de Azeitão (SIMBA).

A concentração está marcada para as 9 horas na sede da SIMBA, em frente à farmácia de Brejos de Azeitão. A actividade deverá terminar pelas 12 horas. Também com início marcado para as 9 horas está o “Torneio de Abril”, uma competição organizada pelo Centro Cultural Desportivo de Brejos de Azeitão (CCDBA), que decorre até às 18 horas no Complexo de Futebol da Brejoeira.

- PUB -

- PUB -

As cerimónias solenes têm início marcado igualmente para as 9 horas com o tradicional hastear da bandeira no edifício da Câmara Municipal de Setúbal, a Sociedade Musical Capricho Setubalense é responsável pelo momento musical que acompanha a cerimónia protocolar, que deverá durar até às 9h15.

A Praça da República (Rossio), em Vila Nogueira de Azeitão, vai contar com um passeio cicloturismo que vai percorrer várias zonas da freguesia de Azeitão (entre 9h30 e as 12h30). Também pelas 9h30 começa mais uma cerimónia protocolar, desta vez no Monumento à Resistência Antifascista, na Avenida Luísa Todi, onde estes resistentes serão homenageados com a deposição de uma coroa de flores.

Na sede da Juventude Azeitonense, entre as 10 e as 17 horas, há mais desporto com uma “demonstração de patinagem durante a manhã e jogos de hóquei em patins durante a tarde”. No mesmo horário e concelho, mas no Pavilhão Gimnodesportivo GMDUP, decorre uma demonstração de futsal. A Associação e Clube Recreativo de Vendas de Azeitão (O Real da Malha) conta, das 10 às 16 horas, com um torneio de malha que termina com um almoço comemorativo do 25 de Abril, um iniciativa da Junta de Freguesia e Movimento Associativo de Azeitão.

Para os mais pequenos o Parque da Bacalhôa, em Vila Nogueira de Azeitão, recebe a “Academia Chushin” com “demostrações de judo e defesa pessoal, kids judo e baby judo, ginástica acrobática e ioga”, das 10 às 13 horas.

O Parque Verde da Bela Vista vai contar, entre as 10 e 12 horas, com a Corrida da Liberdade 2024, actividade organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e a Junta de Freguesia de São Sebastião. A 17.º edição da prova desportiva “inclui prova de 10 quilómetros (com sistema de cronometragem), caminhada de 5 kms, corrida infantil e desporto adaptado”.

Depois do hastear da bandeira nos paços do concelho as cerimónias protocolares continuam no Fórum Municipal Luísa Todi onde decorre a sessão solene da Assembleia Municipal de Setúbal, entre as 10 e as 11 horas, momento em que marcam presença figuras de todas as forças políticas do concelho. A Banda de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense volta a ter mais um momento, no Largo da Misericórdia, entre as 11 e as 12 horas.

Para a hora de almoço espera-se, no Parque de Lazer da Quinta do Bom Pastor, em Azeitão, um almoço convívio ao qual se segue um momento de jogos tradicionais que se prolonga até às 19 horas. A organização está a cargo da Sociedade Filarmónica Providência.

Pelas 15 horas a escultura pública “Dia da Liberdade” no Parque da Bacalhôa. A obra de arte esteve à votação e foi escolhida “pelo júri do Concurso Público e de entre sete artistas seleccionados para a exposição das maquetes (2022-2024)”.

Os mais novos não deixam de estar fora das comemorações do dia 25 de Abril. O Teatro Estúdio Fontenova vai apresentar o espectáculo “Barrigas e Magriços” na Casa da Cultura, pelas 15 horas. Com um preço de 4 euros por pessoa, a peça infantil volta a ser encenada na sexta-feira pelas 16 horas.

Mais uma escultura é inaugurada entre as 15 e as 16 horas, no Largo José Afonso. Desta vez a obra é da autoria de Ricardo Crista – autor do memorial de José Afonso (Zeca Afonso) instalado na Praia da Saúde – e é intitulada de “A Árvore da Liberdade”.
“Música de Abril” é o penúltimo evento planeado para o dia. Mais uma vez o Parque da Bacalhôa vai receber a actuação de grupos de Azeitão e convidados, sendo eles o Grupo Amigos dos Cordofones (ACA), Orquestra e Grupo Coral da Orquestra Típica e Cantares de Azeitão (OCTA), entre outros.

O evento, com organização da Junta de Freguesia e Movimento Associativo de Azeitão, o grupo ACA e a OCTA. Para fechar o dia com ‘chave de ouro’ o concerto de António Zambujo, no Mercado de Azeitão, a partir das 21h30, que culmina com mais um espectáculo de fogo de artifício, pelas 00h00.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -