Vila recebe, pela primeira vez, a chegada e partida mais longa da Volta ao Alentejo. Município convida a população a sair à rua para apoiar os atletas
A 42.ª edição da “Volta ao Alentejo Crédito Agrícola” vai passar por Grândola estas quinta e sexta-feira, com a chegada da segunda etapa e a partida da terceira etapa. A prova percorre o Alentejo durante cinco dias e leva competidores nacionais e internacionais ao concelho, tendo esta uma partida inédita da freguesia do Carvalhal.
A segunda etapa da prova entre Castro Verde e Grândola, que tem um percurso de 171,5 quilómetros, vai terminar na Rua Dom Nuno Álvares Pereira, situada junto à Praça da Liberdade, a partir das 15h30.
O percurso atravessa o Litoral Alentejano e inclui a exigente travessia da Serra de Grândola, onde o venezuelano Leangel Liñarez vai tentar conquistar a sua terceira vitória consecutiva nesta chegada, segundo informação avançada a O SETUBALENSE por parte da autarquia grandolense.
No dia seguinte, a Avenida 18 de Dezembro, no Carvalhal, vai ser palco da partida da terceira etapa, às 11h30. Esta vai ser a mais longa da competição, com 180 quilómetros até Arraiolos, assinalando a primeira vez que a freguesia recebe uma partida da “Alentejana”.
A prova, que decorre entre 26 e 30 de Março e percorre perto de 817 quilómetros, conta com a participação de 19 equipas, das quais sete são estrangeiras, destacam-se a espanhola Caja Rural-Seguros RGA, vencedora das últimas três edições com Eduard Prades (2024) e Orluis Aular (2022 e 2023). Participam ainda formações de desenvolvimento de grandes equipas do ciclismo mundial, como a EF Education-Aevolo, a Israel-Premier Tech Academy e a UAE Team Emirates/Gen Z. No pelotão nacional, vão estar todas as equipas continentais portuguesas e três equipas de clubes.
Envolvido na organização e acolhimento destes dois momentos do evento desportivo, a Câmara Municipal de Grândola convida a população a sair à rua para apoiar os atletas e viver a emoção da Volta ao Alentejo.