23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Choco setubalense no topo da hierarquia em semana gastronómica

Choco setubalense no topo da hierarquia em semana gastronómica

Choco setubalense no topo da hierarquia em semana gastronómica

Ex-líbris da gastronomia sadina servido de forma criativa em meia centena de restaurantes

 

A cidade de Setúbal vai acolher, ao longo de dez dias, várias propostas gastronómicas para servir o choco setubalense de forma criativa em meia centena de restaurantes. O certame, que começa esta sexta-feira, 5 de Abril, e vai até dia 14 deste mês, inclui, entre outras tantas coisas, uma degustação comentada e uma oficina pedagógica.

- PUB -

O tradicional choco frito, que tem lugar cativo e de destaque durante todo o ano em ementas da restauração do concelho, será apresentado ao longo dos dez dias de certame em várias propostas gastronómicas, umas “mais conservadoras”, outras “mais arrojadas e inovadoras”, onde todos revelam “novos sabores” deste molusco cefalópode.

A restauração setubalense apresenta como propostas nas suas ementas a Favada de choco, na Casa do Peixe, risotto nero de choco, no Bistro & Tapas, choquinhos do rio fritos, em O Douradinho, nigiri de choco, no Omotenashi, pica-pau de choco, no Pinga Amor 2, e caril de choco, na Tasca da Avenida.

Integrada num ciclo gastronómico organizado pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito da marca “Setúbal, Terra de Peixe”, de “promoção dos produtos regionais” e que, em simultâneo, “estimula a restauração local”, a Semana do Choco conta com três iniciativas abertas ao público.

- PUB -

Logo no dia 6, sábado, pelas 11 horas, na Praça de Bocage, realiza-se a iniciativa “Choco BFF”, uma “surpresa” preparada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. Para dia 13, sábado, às 15h30, a Biblioteca recebe a oficina pedagógica “O choco e o seu ciclo de vida”, sendo as inscrições gratuitas, até dia 11.

Quanto a dia 14, às 17h00, há uma nova sessão do ciclo “Encontros Prováveis”, na Quinta de Alcube, com o chef Luís Alves a preparar propostas baseadas no choco, as quais são acompanhadas de vinhos daquela adega setubalense. As inscrições estão abertas até dia 10.

Organizada com os apoios da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, da Quinta de Alcube, da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e da Gertal, a Semana do Choco, conta nesta edição com o envolvimento de meia centena de restaurantes.

- PUB -

Meia centena de restaurantes envolvidos

Participam no certame A Casa do Peixe, Adega do Zé, Adega dos Garrafões, Alface Filha, Antóniu’s, Bistro & Tapas, Cais 56, Casa Lagarto, Casa Morena, Charroco, Churrasquinho das Praias do Sado, Copa D’Ouro, Decor & Salteado, Estrela do Sado, Florida, Leo do Choco Frito, Mar Azul 2, Martroia, Novo 10 e Novo Capote.

Novo Lídia, O Alface, O Batareo, O Bote, O Convés, O Dias Marisqueira, O Douradinho, O Jacques, O Migas, O Pescador II, O Praxedes, O Ramila, O Saveiro, O Sonho, O Tavira, Oficina do Peixe, Omotenashi, Parreirinha do Sado, Peixe no Largo, Petisqueira do Manel e Pinga Amor 2 também aderiram à iniciativa.

A Semana do Choco conta ainda com o envolvimento de Rebarca, Restaurante Ó Manel, Restinguinha, Rio Azul Marisqueira, Solar do Marquês, Tasca da Avenida, Tasca do Duca, Tasca do Toninho, Tasca do Xico da Cana, Tasca Kefish, Terraço do Mercado, Velho Lídia, Verde e Branco e Xtória.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -